Connect with us

Ciclismo

Ciclismo: A arrancada olímpica de Guilherme Bourscheidt

Ciclismo: Guilherme Donat Bourscheidt © Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Apesar do bicicross ser uma modalidade olímpica, ela não teve o carinho que merece na última edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A pista ficou ‘pronta’ apenas no dia das baterias eliminatórias, o que acabou deixando o título completamente em aberto. Para piorar, choveu muito nos dias que antecederam a prova, o que acabou deixando a pista ainda mais impraticável.

Após vencer todas as baterias eliminatórias, Guilherme Donat Bourscheidt, o Borcha, piloto de Jaraguá do Sul, largou mal na final. Caiu para a segunda colocação e apenas na terceira reta conseguiu sobrepor o primeiro colocado, para então arrancar rumo à medalha de ouro.

“A pista foi mais um adversário, fora os oponentes que tínhamos das outras cidades. Quando terminava a volta, parecia que a gente tinha corrido uma maratona”, brincou o atleta. “Já havia vencido as baterias anteriores, mas na final larguei em segundo. O adversário que estava na frente cometeu um erro. Foi quando eu passei para a vitória”, relembrou.

Ao cruzar a linha de chegada, Borcha explodiu em alegria. Após catorze anos de dedicação ao bicicross, enfim veio uma grande conquista na categoria adulta, que o credencia a sonhar mais alto nos próximos anos. Agora, as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, passaram a ser um sonho palpável.

Talvez este tenha sido o motivo de sua comemoração um tanto inusitada. Inicialmente arremessou a bicicleta longe, com fúria. Na sequência, foi ao encontro da torcida, até receber o caloroso abraço de seu técnico, Valdir Moretti, que o treina desde os seis anos de idade e afirma com todas as letras que Borcha é um atleta que nunca irá ‘se vender’ para outras equipes.

“Espero que essa medalha aumente a visibilidade e os investimentos na modalidade. O BMX é olímpico e podemos conseguir uma vaga nos Jogos. É difícil, mas tenho potencial para isso”, afirmou.

Para isso, Borcha terá que se dedicar a carreira internacional a partir do próximo ano, o que acarretará em um aumento nos custos. De certo, apenas o incremento que terá no bolsa atleta municipal, graças a sua recente conquista. “A partir de 2014 pretendo participar das provas que pontuam para o ranking olímpico, para tentar buscar uma vaga na equipe brasileira. Mas é preciso que haja investimentos para participar das provas internacionais e esses conquistar pontos”, lembrou.

Nascido blumenauense por uma ‘trapaça’ do destino [na ocasião não haviam leitos disponíveis em Jaraguá do Sul], quis o mesmo destino que a estrela de Guilherme Donat Bourscheidt brilhasse alto em ‘casa’. Foi um novo nascimento, agora de um atleta maduro e pronto para vencer nas pistas. “Foi cansativo e sofrido, mas valeu a pena”, concluiu.


FICHA TÉCNICA:

GUILHERME DONAT BOURSCHEIDT
Nascimento: 22/05/1993 (20 anos)
Naturalidade: Blumenau (SC)
Modalidade: Ciclismo
Especialidade: BMX
Peso: 90kg
Altura: 1,87m

More in Ciclismo