Connect with us

Natação

Natação: Bianca e o ‘DNA’ da Família Ewald

Natação: Bianca Aparecida Ewald © Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Reza a ditado que “filho de peixe, peixinho é”. No caso de Bianca Aparecida Ewald, 16 anos, esta frase mostra mais uma vez o quanto é verdadeira. Filha de um dos maiores atletas da história de Jaraguá do Sul, Silvio Roberto Ewald, a nadadora começa a se destacar em sua caminhada. Porém, ao invés das duas rodas e das estradas, Bianca optou pelas piscinas. “Ele me conta muitas histórias de superação, que me motivam e me deixam orgulhosa de ser filha de um grande atleta como ele. Isso me inspira”, comenta Bianca.

Talvez esteja no ‘DNA’ uma variante que a torna polivalente dentro da água. Numa mesma tarde, é capaz de nadar os 800 e os 100 metros livres, duas provas totalmente opostas da natação. Uma é focada na resistência, enquanto na outra a explosão é fundamental. Resistência e explosão são características natas de todo bom ciclista de estrada, prova onde seu pai foi um atleta de nível olímpico. “Acho que isso é consequência dos treinos, pois como faço treino especifico de meio fundo, treinamos velocidade e resistência”, analisou. “Mas também não descarto a possibilidade do ‘DNA’ Ewald influenciar”, brincou Brianca.

Atualmente a nadadora treina no Clube Curitibano, de Curitiba (PR), competindo por Jaraguá do Sul apenas em eventos oficiais. O fato de ter que deixar o convívio familiar cedo, em busca de seu sonho aquático, foi apoiado na família e também na estrutura de treinamento que teria à disposição. “Acredito que fiz a escolha certa. A estrutura é muito boa e a parte técnica também”, comenta.

A confiança é respaldada nos resultados. Nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina [que é a competição da sua faixa etária], Bianca conquistou três medalhas. Foi ouro nos 100 e 400 metros livres, com direito a quebra de recordes. Também foi bronze nos 200 metros livres. Nos Jogos Abertos de Santa Catarina, onde a idade é livre, foram mais duas medalhas de prata (400 e 800 metros livres) e uma de bronze (200 metros livres). “Foi um ano muito evolutivo. Melhorei muito meus tempos, conquistei minha primeira medalha individual em Campeonato Brasileiro e bati recordes”, comemorou.

Bianca lembra com carinho especial de duas provas neste ano. “Foi quando conquistei o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Juvenil, na prova de 400 metros livre, e quando bati o recorde dos 100 metros nos Joguinhos, pois era uma coisa que eu não espera e fiquei muito feliz”.

Para os próximos anos seus planos incluem o dentro e o fora das piscinas. Na água, Bianca pretende fazer uma ‘Final A’ em Campeonato Absoluto [onde não há limite de idade], bem como garantir vaga na Seleção Brasileira. Fora das piscinas, sonha em se formar numa boa faculdade.

Precoce para alguns, promessa para outros, Bianca se mostra uma garota muito madura, mesmo com sua pouca idade. “Não vejo idade como um fator determinante dos resultados. Me dedico muito no dia a dia e sempre treino para ser a melhor”, concluiu.


FICHA TÉCNICA:

BIANCA APARECIDA EWALD
Nascimento: 14/02/1997 (16 anos)
Naturalidade: Jaraguá do Sul (SC)
Modalidade: Natação
Especialidades: Provas do estilo livre
Peso: 57kg
Altura: 1,66m

More in Natação