No cinema, o filme Sr. & Sra. Smith fez grande sucesso. Estrelado por Brad Pitt e Angelina Jolie, a aventura conta a história de dois matadores de aluguel, que se casam sem um conhecer a verdadeira profissão do outro, abrindo espaço para um roteiro de muita ação e balas para todos os lados.
Guardadas as devidas proporções e nos atendo apenas a questão dos tiros, Jaraguá do Sul também tem seu casal de sucesso. No nosso caso são o Sr. & Sra. Schmidt, que conquistaram medalhas de prata e bronze na prova de carabina seta, realizada nos Jogos Abertos de Santa Catarina durante a última semana.
Claudio Ivair Schmidt, 36 anos, e Inaurea Reinke Schmidt, 33 anos, não se conheceram por causa do esporte, mas se tornaram ainda mais unidos por causa dele. Claudio vem de uma família de atiradores e praticava a modalidade com frequência. Então convidou Inaurea para acompanhar alguns treinamentos e ela acabou tomando gosto.
“Eu nunca tinha pensado ou visto competições de tiro. Nas primeiras vezes fui junto e achei legal. Daí ele insistiu e da primeira vez atirando já fui bem. E cada vez que eu ia, melhorava”, relembra Inaurea.
Melhorou tanto que acabou superando o próprio Claudio durante os JASC, por apenas um ponto, conquistando a medalha de prata e deixando o marido com o bronze e as piadas dos adversários.
“Fica tudo na parte da brincadeira, principalmente porque os adversários são nossos amigos. Neste ano a piada é que eu tenho que lavar a louça, porque perdi para ela”, brinca Claudio. “No ano passado ele ganhou a prata no individual e isso me incentivou a lutar ainda mais para que eu conseguisse uma medalha”, minimizou a esposa.
Importante ressaltar que, especificamente no caso dos JASC, homens e mulheres competem em igualdade nas provas de tiro, fato que coloca os dois lado a lado no estande, atrás das ‘balas perfeitas’. “Neste caso um torce pelo outro, um motiva o outro, mas se os dois forem bem, que vença o melhor”, afirmou Claudio. “Nós dois no pódio este ano foi bem emocionante. Os dois estarem lá, com medalha individual, é muito difícil de conseguir. E neste ano deu certo”, acrescentou Inaurea.
O futuro do casal Schmidt no esporte jaraguaense ainda deve render outros roteiros de menor duração, repletos de amor e medalhas. Os planos incluem continuar entre os melhores atiradores dos JASC e do Campeonato Catarinense e, para isso, treinam muito.
“Fazemos os treinos semanais no rancho do sogro, onde tem um estande improvisado. Para os treinos em condições oficiais precisamos nos deslocar aos clubes, que no nosso caso é o Independência. Mas hoje a gente usa mais o Vieirense’, informou Claudio. Os treinos duram até quatro horas e são intensificados nas semanas que antecedem as competições.
O casal é tão ligado à modalidade, que tem no quarto uma estante com todos os troféus e medalhas conquistadas, para servir como inspiração. E logo a equipe deve ganhar mais um componente, já que o filho do casal, de apenas quatro anos, costuma acompanhar a dupla nos treinos e já simula atirar com seus brinquedos. Sinal que a tradição dos Schmidt no tiro esportivo de Jaraguá do Sul pode render uma continuação, assim como todo filme de sucesso de Hollywood.
