Connect with us

Basquete

Basquete: Mais um ano de vitórias no naipe feminino

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Referência em Santa Catarina, o basquete feminino de Jaraguá do Sul teve 2013 como um dos anos mais gloriosos desta década. Com o projeto social “A Bola da Vez”, no qual a modalidade é massificada na região, a cada ano várias meninas despontam nas equipes jaraguaenses em várias categorias. Prova disto foram as convocações das atletas Caroline Boz Eckert e Julia Zandonai Schmauch para a Seleção Brasileira de base, além de inúmeras jogadoras chamadas para integrar Seleções Catarinenses durante toda a temporada.

Além destes destaques individuais, o coletivo prevaleceu, trazendo muitas conquistas para o município. Sob o comando de Vivian Martins, Jaraguá do Sul conseguiu os títulos estaduais nas categorias sub-12, sub-13 e sub-14, todos invictos. Mas o triunfo mais expressivo em 2013 veio na 13ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), que aconteceu em Caçador. Com uma campanha impecável nas fases preliminares, as comandadas de Julio Patricio venceram Porto União na final por expressivos 65 a 27.

Nas outras competições mais importantes do Estado, as meninas ficaram em segundo lugar nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizado em Criciúma, onde perderam na decisão para Chapecó (por 70 a 66), e na quinta colocação nos JASC, em Blumenau. Vale lembrar que o município não possui uma equipe adulta na modalidade, portanto, participou dos Jogos Abertos com a base toda formada por jovens e apenas três atletas na idade adulta.

“Tivemos um ótimo ano, fazendo uma avaliação final. Conseguimos bons resultados nestes campeonatos que são muito competitivos, além de ter meninas convocadas para representar o Brasil e Santa Catarina. Então, não podemos reclamar de 2013, porque foi um ano muito bom”, analisou Patricio.

Assim como no naipe masculino, o basquete feminino deve perder atletas que se destacaram na temporada para outros times no ano que vem, pelo fato destes adversários possuírem maior estrutura – como uma equipe profissional, comissão técnica completa, entre outros fatores, que Jaraguá do Sul ainda não consegue oferecer – o que acaba seduzindo as jovens.

Apesar das perdas, o treinador espera manter bons elencos, para se manter no topo das competições estaduais. “Quando uma menina sai daqui para um lugar melhor, nós não perdemos atletas, mas sim alcançamos algo onde elas tenham mais possibilidade. O próximo ano será difícil, mas vão surgir novas jogadoras, que irão tampar esses buracos deixados e temos em mente que cada vez que sai uma atleta, temos que dar a chance para outra que vai corresponder”, finalizou.

More in Basquete