Poucos sabem, mas a vizinha Corupá possui um dos melhores locais para escalada esportiva em Santa Catarina e Brasil. Inserido no vale formado pelo rio Cachoeira, dentro da área de proteção ambiental dos rios Vermelho e Humboldt, na região limítrofe com São Bento do Sul, o Parque Natural Braço Esquerdo é uma propriedade particular dotada de completa infraestrutura.
A partir de amanhã, dia 21, o local recebe um grande grupo de escaladores de Curitiba, que chega a cidade pelo fato de ser o local ideal para a prática do esporte no verão. Primeiro, por ter sombra o ano inteiro. E segundo, pela abundância de rios. Os curitibanos passarão o Natal e Ano Novo no local, que foi destacado pelo Portal G1 Santa Catarina. O portal está publicando reportagens sobre destinos do verão catarinense. Ontem foi a vez de uma matéria sobre os locais mais propícios para a escalada esportiva, onde Corupá foi o grande destaque.
Fenísio Pires, gestor do parque, analisou o por que do local ser escolhido entre os melhores País. “Um dos principais motivos por essa procura é que o Parque Natural Braço Esquerdo é um dos poucos lugares onde o local do acampamento, o vestiário, o restaurante e uma cachoeira para tomar banho ficam a 100 metros do local da escalada. Então, é um parque muito agrupado e por isso caiu no gosto das pessoas. Além do nível da escalada, que é bem técnica e considerado o mais alto do sul do Brasil”, disse.
Segundo Fenísio, os setores de escalada são divididos em Principal (ou Caverna), Vale Perdido, Chaminé e Vale Perdido. No setor Principal estão as vias mais clássicas e também as mais fortes, destacando a Abonai, a Super Paust, a Seicho-no-Ia, a Perdeu Playboy, entre outras. Esse setor conta com cerca de 40 vias.
No Vale Perdido estão as famosas Dona Lila, Badalhoca e Sinapse Nervosa. O setor da Chaminé é o mais recente, mas já conta com oito vias. O Planeta dos Macacos é o mais afastado, porém permite uma escalada de qualidade, mesmo nos dias mais chuvosos e úmidos.