Connect with us

Voleibol

Voleibol: Garotos de Jaraguá do Sul em ano de afirmação nacional

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Se 2012 havia sido um ano excelente para o voleibol masculino de base de Jaraguá do Sul, com grandes conquistas, 2013 pode se dizer que foi um ano histórico para a modalidade.

Referência no Brasil em virtude do projeto Evoluir (que inicia crianças na modalidade, com o apoio da Marisol, da FME e do SESI), o voleibol superou os resultados obtidos no ano passado e conquistou nesta temporada títulos tanto na categoria infantil (sub-16), como na infanto-juvenil (sub-18).

Nas competições mais importantes de Santa Catarina, as equipes comandadas por Luiz Carlos Rodrigues da Silva, o Kadylac, buscaram medalhas. Inicialmente foram bronze na 13ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense (sub-16), após vencerem Palhoça por 3 sets 1. Na 26ª edição dos Joguinhos Abertos (sub-18), a garotada trouxe o ouro na bagagem, depois de fazerem uma campanha impecável e baterem Itajaí na final, por 3 sets a 1.

Além disso, o grupo sub-16 fechou o ano faturando o título catarinense da categoria, vencendo os jogos contra Rio do Sul, Itajaí e São José em um quadrangular final disputado em São José.

Os garotos do sub-18 repetiram o feito conquistando o Estadual, além da 13ª Taça Paraná de Clubes (de forma invicta) – competição que reuniu as melhores equipes do Brasil – derrotando na final Caxias do Sul (RS), por 3 sets a 1.

Por fim, para fechar um ano vitorioso, a equipe Marisol/FME conquistou pela primeira vez a Copa Itajaí, esta na categoria sub-19. O triunfo, na decisão contra a Sogipa (RS), foi por 2 sets a 1.

“Os títulos são um parâmetro para que possamos avaliar o nosso trabalho em um âmbito nacional. Temos uma certa hegemonia local, dentro do Estado. Então, para nós, essas competições contra equipes de outros lugares nos dão um parâmetro do trabalho que vem sendo realizado por aqui e mostra que Jaraguá do Sul não deixa nada a desejar”, disse Kadylac.

Para coroar a temporada, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou a lista dos atletas convocados para avaliações nas Seleções Brasileiras Infantil e Infanto. Cinco jogadores de Jaraguá do Sul foram chamados: o ponteiro Raphael Marcarini, o libero Édrian Stiz, o levantador Hendreo Schwartz e o ponteiro Luiz Bonilha, todos do Infanto, além de Tiago Bodemberg, do Infantil.

More in Voleibol