Connect with us

Atletismo

Atletismo: Simone Ferraz tenta surpreender na São Silvestre

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

A 89ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre será disputada na manhã da próxima terça-feira, dia 31 de dezembro, por 27 mil atletas de 41 países. Destes, grande parte estará lá apenas pela festa, que toma conta das ruas centrais de São Paulo e marca o fim de ano esportivo.

Porém, um pequeno grupo estará lá para competir de verdade. E o caso dos atletas que compõe os pelotões de elite A e B. Estes precisam seguir algumas regras para ter o privilégio de largar minutos antes de todos (às 8h40) e disputar o título da prova, bem como sua premiação em dinheiro.

Para participar do pelotão de elite A, uma atleta deve ter um tempo referencial de 1:20’ para a Meia Maratona, 2:48’ para a Maratona, 1:07’ para os 18km, 57’ para os 15km e 36’ para os 10km. Já para participar do pelotão de elite B, a atleta deve ter um tempo referencial de 1:23’ para Meia Maratona, 2:51’ para Maratona, 1:12’ para os 18km, 59’ para os 15km e 37’ para os 10km.

É neste pelotão que irá largar a fundista Simone Ponte Ferraz, de Jaraguá do Sul. Ao lado do caçadorense Laurindo Nunes Neto, Simone foi escolhida a dedo pela Federação Catarinense de Atletismo para representar o nosso Estado na prova. “Será minha primeira participação na São Silvestre, que é uma prova de 15 quilômetros. Sou uma especialista em provas de pista, mas nas provas de 10 quilômetros eu venho surpreendendo. Então, quem corre dez corre quinze e vou fazer o meu melhor”, disse.

O fato de largar junto com a elite pode ser um diferencial na corrida de Simone. “Estou feliz que minhas marcas foram aceitas. Isso vai ajudar a sair na frente, largar forte e sem se preocupar com os outros atletas, que só vão lá para completar a prova”, disse. “É um sonho participar da São Silvestre. Todo o atleta brasileiro tem que ter essa prova em seu currículo. Estou entre as melhores do ranking brasileiro e isso conta muito”, acrescentou.

Ciente das dificuldades que terá pela frente, a fundista traça metas para este e os próximos anos. “Pretendo completar a prova em uma hora, no tempo total, e quem sabe surpreender. Neste ano vou para obter uma boa colocação. Para os próximos anos busco objetivos maiores, que é estar entre as melhores do Brasil e ficar entre as dez no geral”, afirmou.

Durante a preparação para a prova, Simone Ferraz optou por permanecer em Jaraguá do Sul, onde encontrou elementos para simular as adversidades que encontrará nas ruas da capital paulista. “Usei uma estratégia boa de preparação, com a variação de percursos. Usei o Molha para fazer os treinos de morro, o Parque Malwee para fazer os treinos mais longos e a rua para simular o piso”, informou.

“É muita emoção participar de uma prova de alto nível e espero representar Jaraguá do Sul e Santa Catarina da melhor forma possível”, finalizou uma esperançosa Simone.

More in Atletismo