Connect with us

Natação

Natação: Jaraguaenses voaram alto dentro da piscina em 2013

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Além das pistas e das quadras, foi na piscina que vieram outros bons resultados para o esporte local no ano de 2013. Impulsionada pela Associação Jaraguaense dos Incentivadores da Natação Competitiva (AJINC), com apoio da FME e do Arroz Urbano, a natação teve uma temporada vitoriosa nas principais competições estaduais.

A 13ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) – que foi realizada Caçador, mas teve as provas de natação em Blumenau – foi a competição com maior sucesso para a modalidade. Com um segundo lugar no feminino e terceiro no masculino na classificação geral, a delegação conquistou treze medalhas no total, sendo uma de ouro, sete de prata e cinco de bronze. Destaque individual para Vinicius da Cruz, que garimpou a única medalha dourada, nos 100m borboleta.

Na 26ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que aconteceu em Criciúma, a equipe Urbano/FME melhorou seu desempenho nos dois naipes em relação ao ano anterior. As meninas pularam de 6° para 4° lugar e os garotos de 9° para 7°, faturando um total de cinco medalhas, com duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Destaque individual para Bianca Ewald que além de ficar com os dois ouros, bateu o recorde das provas nos 100m e 400m livre.

Ewald também se destacou na 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), ocorrida no mês de novembro, em Blumenau. Isto porque foi a única atleta da natação a conquistar medalhas. Foram duas pratas (400m e 800m livre) e um bronze (200m livre).

Além de Bianca, o técnico Ronaldo ‘Kiko’ Fructuozo citou outros quatro atletas como grandes nomes na temporada: Vinicius da Cruz e Alberto Marcatto Filho, no masculino – por conquistarem basicamente todas as medalhas na Olesc e serem nadadores muito jovens, além de Ana Beatriz Weller e Bruna Piccoli, no feminino – com ótimas participações nas etapas do Catarinense.

Para 2014, o treinador prevê uma temporada difícil para a delegação na Olesc, mas em compensação, espera uma equipe forte para os Joguinhos e JASC. “A Olesc vai ser um pouco complicado, porque tenho vários atletas que irão passar da idade limite e a turma nova que está chegando não tem o mesmo potencial. Acredito que não conseguiremos repetir os resultados deste ano”, disse.

“Para os Jogos Abertos estamos negociando com alguns atletas adultos, que já fizeram parte da nossa equipe, para que se juntem a nós na competição. Caso se concretize as negociações, teremos uma equipe muito forte no JASC”, finalizou.

More in Natação