Connect with us

Futebol

Futebol: Vem aí um Juventus ao estilo de Milton do Ó

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Que o torcedor do Juventus anda cabisbaixo e receoso, isso não é novidade. Há anos o clube tenta se reerguer, mas dá um passo para frente e dois para trás. Para complicar ainda mais, a situação política do clube segue indefinida, com uma diretoria interina que está no comando desde março e só pretende ‘entregar o osso’ e maio, se baseando em um artigo do estatuto do tricolor.

Contratado em novembro para comandar o Moleque Travesso no Campeonato Catarinense da Série A – que se aproxima, Milton do Ó não tem nada a ver com isso. Mesmo assim, seu nome gera desconfiança junto à torcida, que desconhece sua forma de trabalhar. Pensando nisso, nossa equipe acompanhou dois treinamentos do Juventus e trás até vocês as impressões coletadas.

Milton do Ó vem se mostrando um técnico didático, preocupado em passar as informações da maneira mais simples possível aos seus comandados. Neste ponto, o fato de ter sido atleta ajuda – e muito. “Passei para este lado [de treinador] recentemente. Algumas ideias ficam fixadas, como no modo do trato com os atletas. Fico feliz por estar conseguido transmitir as mensagens de uma forma simples e os atletas acolherem”, disse.

O treinador procura montar seus esquemas de jogo tomando por base as peças que têm em mãos. Para isso, respeita as individualidades e busca tirar o melhor de cada atleta. “Mas, o mais importante de tudo é fazer com que as virtudes dos jogadores nos ajudem e não tentar formatar os atletas do modo que desejamos. Quero que os jogadores consigam colocar em campo todo o seu potencial e talento, ajudando o Juventus a subir na tabela”, afirmou.

Sobre o esquema de jogo, Milton do Ó vem trabalhando no 4-2-2, mas procura testar variações durante os treinos, já pensando em situações que encontrará nos jogos. “Gosto de trabalhar com variação. Não gosto do esquema com três zagueiros, só em uma ou outra falha de posicionamento que a equipe precise se defender com três atletas. Mas isso não quer dizer que eu vá jogar com três zagueiros. Vamos trabalhar em linhas, para dificultar o máximo o trabalho dos adversários”, disse.

De momento, o time base é formado por André (Mauricio); Angelo, Neto, João e Crasso; Pedra, Tatuí (Lucas), Moscatelli e Robinho; Paulinho e Bahia. Porém, Milton não descarta mudanças até o início do Campeonato Catarinense. “Atletas já saíram, inclusive alguns que contávamos e esperávamos uma resposta, mas tivemos outra. A janela para entrar e sair sempre está aberta. Agora, a espinha dorsal está praticamente montada e o esquema praticamente pré-definido”, informou.

Sobre reforços, o treinador acredita que o clube esteja bem servido em todas as posições, mas não descarta a chegada de novos atletas, especialmente para o ataque. “Creio que não temos carências no elenco, mas é sempre bom agregar talentos ao time. Claro que um número maior de atacantes é importante, até para poder mudar um jogo ou uma questão tática, não só com uma peça, mas com uma individualidade diferente”, afirmou.

Com relação a amistosos, o comandante juventino afirma que pretende realizar no mínimo dois. “Creio que, pelo menos dois amistosos nós devemos fazer, para colocar os atletas em um maior nível competitivo. Jogando podemos analisar situações diferentes e divergentes, para criar atalhos que nos ajudem no campeonato”. Estes já têm datas e adversário, o Marcílio Dias. O primeiro encontro acontece no dia 12, em Itajaí. O segundo, no dia 19, em Jaraguá do Sul.

Por fim, Milton do Ó tece uma análise da pré-temporada, que entra em sua reta final a partir desta semana. “A avaliação que eu faço é bem positiva. A equipe tem qualidade, com uma característica rápida de jogo. Fiquei feliz com o empenho dos atletas durante essa metade de pré-temporada. Estou mais esperançoso do que no princípio em conseguir fazer um bom campeonato”, concluiu.


Galeria de fotos:

More in Futebol