Connect with us

Corupá Buffalos

Football: O sonho da NFL do jaraguaense Giovane Takanage

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Jogar na National Football League, ou NFL, é o sonho de todo praticante de futebol americano. Porém, para chegar lá, a caminhada é longa. Inicialmente é preciso defender uma ‘high school’ (escola de ensino médio), depois obter boas notas para ser convidado a uma ‘univesity’ (universidade) e por fim participar de um seletivo ‘draft’ (escolha).

De férias no Brasil, o ‘running back’ Giovane Takanage – mais conhecido por Buiu – tenta trilhar este caminho nos Estados Unidos. O primeiro passo foi dado ao aceitar o convite para defender a escola secundarista de Saint Thomas More, em Connecticut, onde garante já estar completamente adaptado.

Há pouco mais de quatro meses nos EUA, o atleta destacou as principais dificuldades que encontrou no novo país. “O mais difícil foi o aprendizado, porque é uma nova cultura e um outro jeito de entender as coisas. Agora já estou conseguindo me virar mais tranquilo, principalmente com a língua”, disse Takanage, que também ressaltou a prioridade dos americanos em treinar a parte física nas primeiras semanas de atividade, prática que é pouco utilizada no Brasil.

Nascido em Araraquara (SP), mas radicado em Jaraguá do Sul quando criança, Buiu começou a praticar futebol americano em 2010, aos 16 anos, defendendo o Corupá Buffalos. Em 2013 atuou por dois meses no Jaraguá Breakers, antes de ser aceito para estudar e jogar em terras norte-americanas. Atualmente com 19 anos, Takanage é pé-quente. Carrega no currículo um título nacional pelo Breakers e um Campeonato Catarinense defendendo os Buffalos.

Apesar de ser um sonho distante, Giovane acredita que um dia possa chegar à NFL. “Estou me dedicando nos estudos, pois é preciso fazer provas para entrar na faculdade, por ser um jogador internacional. A partir daí pretendo jogar bem e, se Deus quiser, um dia entrar na NFL”, finalizou.

More in Corupá Buffalos