Connect with us

Amador

Futsal: Tradição foi mantida na base jaraguaense

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Se o ano que passou não foi bom para o futsal adulto de Jaraguá do Sul, a base não decepcionou, acumulando resultados e conquistas na temporada. Através do projeto “Futsal Menor”, que é mantido pelo Colégio Evangélico Jaraguá há dezessete anos, a modalidade se destacou em âmbito estadual e nacional.

No Campeonato Catarinense, Jaraguá do Sul foi a única cidade a chegar entre os quatro melhores colocados nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20, apesar de não sair campeão em nenhuma delas.

Nas competições promovidas pela Fundação Catarinense de Esportes, Fesporte, os garotos sagraram-se tetracampeões invictos dos Jogos Escolares de Santa Catarina sub-17. Também tornaram Jaraguá do Sul o primeiro município na história a ser tetracampeão dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), derrotando Blumenau na decisão, por 3 a 0.

Os garotos conquistaram ainda a medalha de bronze na 26ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizado em Criciúma, quando perderam na semifinal para o time da casa e derrotaram São Miguel do Oeste (6 a 3) na disputa do terceiro lugar. Para fechar o ano, o grupo sub-17 foi vice-campeã das Olimpíadas Escolares Brasileiras, que aconteceram na cidade de Belém, no Pará.

Idealizador do projeto e técnico das categorias sub-17 e sub-20, Augustinho Ferrari garante que o segredo para este sucesso no esporte vem através do trabalho realizado com crianças a partir dos oito anos de idade. “Isto tudo é fruto do nosso trabalho de base, porque muitos começam com apenas 14 ou 15 anos, mas nós iniciamos com garotos de apenas oito. Com isto, sempre teremos boas equipes em todas as competições, em virtude da sequência do trabalho”, disse.

Ferrari ressaltou a importância dos profissionais que estão à frente de outras categorias do futsal jaraguaense, como Ricardo Kuhn – responsável pelo sub-9 e sub-11 – e Luís Dalprá – pelo sub-13 e sub-15, além dos demais integrantes da comissão técnica: Aldair Eleutério (preparador físico), Renato Vieira (auxiliar técnico), Frederico Kluge (massoterapeuta) e Júnior (fisioterapeuta).

Augustinho também traçou os principais objetivos do futsal de base para 2014 e as maiores dificuldades que irão encontrar no ano. “Eu vejo que a nossa prioridade é trabalhar com os atletas até 17 anos. Vamos em busca do pentacampeonato na Olesc, mesmo sendo uma competição difícil, além de brigar novamente nos Jogos Escolares de Santa Catarina”, disse.

“Vamos tentar fazer um time para os Joguinhos Abertos, porque alguns jogadores que aqui estavam foram embora e devemos disputar a competição com garotos muito jovens, o que nos trará dificuldades”, finalizou.

More in Amador