Connect with us

Futebol

Futebol: Deputado Chiodini propõe Lei para frear a violência

© Márcio Fernandes (AE)

© Márcio Fernandes (AE)

Preocupado com as confusões entre torcidas que vem acontecendo nos estádios pelo Brasil e, principalmente, pela barbárie na Arena Joinville no fim do ano passado, o deputado estadual Carlos Chiodini protocolou um projeto de Lei que obriga a utilização do sistema que identifica o rosto de cada pessoa que se fizer presente nas partidas.

A identificação aconteceria nos portões de acesso às arquibancadas de estádios com capacidade superior a dez mil pessoas, mas ainda não foi implementanda em Santa Catarina.

Este sistema, auxiliado pelas câmeras, alerta os funcionários dos clubes sobre a presença de pessoas que já causaram problemas em jogos anteriores e auxilia os órgãos de segurança do Estado, o Poder Judiciário e o Ministério Público na tomada de ações preventivas e no cumprimento de penas destes torcedores.

“Os eventos esportivos têm um papel social e econômico na sociedade. Não podemos mais ficar reféns de baderneiros que vão ao estádio com um único intuito, criar confusão. Joinville correu o risco de ter sua imagem manchada por pessoas que admiram qualquer coisa, menos a prática esportiva”, disse Chiodini.

A identificação biométrica facial foi utilizada durante os jogos da Eurocopa. Existem várias empresas no Brasil que desenvolvem esse software, inclusive uma em Santa Catarina. Segundo esta empresa, a tecnologia deve ser utilizada nos estádios do Figueirense e Avaí durante o ano de 2014, tanto no Estadual como no Brasileirão.

A partir de fevereiro, o projeto de Lei protocolado pelo jaraguaense vai ser apreciado nas comissões da Assembléia Legislativa.

More in Futebol