Com informações da Confederação Brasileira de Voleibol
Você sabe quem é Vanilda dos Santos Leão? Sabia que ela já atuou na extinta equipe adulta de voleibol de Jaraguá do Sul? Há quinze anos no vôlei de praia, onde é conhecida simplesmente por Val, a carioca está perto de alcançar uma marca expressiva: em Natal (RN), entre sexta e domingo, a atleta completará 200 etapas disputadas no Circuito Banco do Brasil.
Das jogadoras em atividade, ninguém jogou a competição mais vezes do que ela. Quem aparece em segundo nessa lista é justamente sua atual parceira, a brasiliense Ângela, que disputou 163 etapas. Para se ter uma ideia da grandeza dessa marca, atletas badaladas da modalidade como Shelda e Larissa, por exemplo, disputaram respectivamente 169 e 134 etapas.
“Nem tinha ideia dessa marca. Minha vida na praia começou em 1999, depois de ter iniciado na quadra. E tudo aconteceu muito tarde na minha vida esportiva. No vôlei, fui federada no meu último ano de juvenil. Jogava como ponta. Passei por Botafogo, Flamengo e Jaraguá do Sul até chegar ao vôlei de praia”, lembra Val.
A mudança de piso se deu após o convite que recebeu de uma amiga do time jaraguaense, Kelly. Depois disso, nunca mais voltou a jogar em ginásios. Até pela baixa estatura (1,74m), Val percebeu que teria mais futuro na areia. Passou a se identificar e investiu na nova carreira.
Era apenas o saque inicial de uma longa jornada. Atualmente com 36 anos, Val garante ainda ter gás para muitas outras temporadas, já que, segundo a própria, a parte física sempre esteve em dia e nenhuma lesão jamais traiu seu corpo.