Connect with us

+ Esportes

Poliesportivo: Jaraguá do Sul volta à disputa pela aclimatação olímpica

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, dia 11, na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), recolocou Jaraguá do Sul na lista de cidades habilitadas para receber a aclimatação de países para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Representando a Fundação Municipal de Esportes e Turismo, o presidente Jean Leutprecht foi recebido por Carlos Arthur Nuzman (presidente do Comitê Organizador Rio-16 e do Comitê Olímpico Brasileiro) e Agberto Guimarães (diretor executivo de esportes do Comitê Organizador da Rio-16).

Das atuais modalidades inseridas no programa olímpico, o município reúne condições de bem receber a preparação de equipes de atletismo, basquetebol, BMX, ciclismo de estrada, ciclismo montanhoso, futebol, handebol, hipismo, hóquei, judô, maratona, marcha atlética, nado sincronizado, natação, rugby, saltos ornamentais, taekwondo, tênis de mesa, tênis, tiro esportivo, triatlo, voleibol de praia e voleibol. Já as vizinhas Schroeder e Rio dos Cedros podem receber as modalidades de canoagem, canoagem slalom e remo.

A estrutura para receber essas modalidades foi comprovada através relatório, que também trazia aspectos históricos, econômicos e de infra-instrutora do município (hoteleira, alimentação e esportiva). Entre os trunfos de Jaraguá do Sul para receber as delegações internacionais estão a Arena Jaraguá, o Novo Arthur Muller e o Centro Esportivo Municipal. Além dessas estruturas, foram citadas no relatório o Parque Malwee, a SER Marisol, a ARWEG, a AR Duas Rodas, o SESI, o Clube Atlético Baependi, o Beira Rio Clube de Campo, a Sociedade Desportos Acaraí, o Estádio João Marcatto e o Estádio Eurico Duwe.

Segundo Leutprecht, os dados referentes a Jaraguá do Sul entrarão em um sistema do Comitê Olímpico Internacional (COI), onde os países interessados poderão fazer uma análise da capacidade de cada município e buscar aquele mais adequado para a sua preparação. “Agora compete a nós, enquanto administração municipal, entrar em contato com esses países para tentar ‘vender o nosso peixe’ e assim agraciar Jaraguá do Sul com a vinda de alguma delegação internacional, o que seria um ganho não só para o esporte local, como para diversos setores do município”, afirmou Leutprecht.

More in + Esportes