Connect with us

Xadrez

Xadrez: Jaraguaenses viajam para o Campeonato Brasileiro

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Conhecido como o esporte da mente e com rica história no município, o xadrez irá mudar a rotina de um grupo de jovens de Jaraguá do Sul neste fim de semana. Ao invés de aproveitarem o feriado prolongado para descansar, os enxadristas enfrentarão 740 km de estrada para disputar, entre hoje e domingo (20), em Foz do Iguaçu (PR), o Festival Nacional da Criança (FENAC), competição válida como o Campeonato Brasileiro das categorias sub-8, sub-10, sub-12 e sub-14.

Acompanhada pelo técnico Mauricio Berti, a delegação jaraguaense é composta por sete atletas, que disputam as categorias sub-12 e sub-14. Da sub-12, participam Lucas Picolli, Gustavo Döge e Eduardo Nilsen. Na sub-14, competem Gabriela Vercino, Bruna Vercino, André Jordi Volkmann e Mikaela Bruch. Destes, Gabriela Vercino (campeã catarinense), Lucas Picolli (vice-campeão estadual) e André Jordi viajam para o evento com o objetivo de ficar entre os três melhores de suas categorias e, assim, garantir vaga no Campeonato Mundial.

“Todos têm chances, dependendo dos adversários que irão enfrentar”, informou Berti. “Já fizemos campeões brasileiros como o Alexander Fier, que hoje é o melhor jogador do país; a Karina Kanzler, que chegou a representar o Brasil em Campeonato Mundial; além da Jaqueline Pamplona e da Josiane Assing”, acrescentou.

Os atletas treinam quase que diariamente na Arena Jaraguá, em uma sala específica da modalidade, onde são trabalhadas as táticas e as estratégias para os enxadristas se saírem bem nas competições. “As táticas são trabalhos voltados ao ganho de peças, xeque mate, entre outros. As estratégias envolvem conhecimentos de abertura, de meio-jogo e estudo de finais, para quando acontecer uma situação parecida, eles já tenham algo estudado e estejam mais preparados para resolver”, detalhou o técnico.

Entre os representantes da equipe do Clube de Xadrez Jaraguá/FME, Gabriela Vercino (foto ao lado) pode ser considerada uma veterana do evento, mesmo competindo na categoria sub-14. Este será seu terceiro Campeonato Brasileiro. Porém, será a primeira vez onde realmente competirá contra meninas de sua faixa etária. Por este motivo, sua expectativa é a melhor possível.

“Me sinto confiante pelos resultados que alcancei durante o ano. Quero ficar entre as três, para tentar uma vaga no Mundial. Seria uma honra estar lá. Estou treinando bastante e vamos lá tentar ganhar”, disse. Praticante da modalidade há 5 anos, Gabriela sonha alto. “Meu objetivo é ganhar o Campeonato Brasileiro, ao menos uma vez, e tentar fazer uma ótima colocação no Campeonato Pan-americano ou no Mundial”, confessou.

O Campeonato Brasileiro de Xadrez será disputado no sistema Suíço de emparceiramento, em 5 ou 6 rodadas, com ritmo de jogo 75 minutos. A organização ficou a cargo da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR). Em disputa, jogos nas categorias masculino, feminino e absoluto.

[Conteúdo originalmente produzido para o cliente O Correio do Povo]

More in Xadrez