Connect with us

Futebol

Futebol: Presidente interino convoca as eleições no Juventus

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Depois de sete anos, o Juventus deve eleger um novo presidente no próximo dia 31. Resta saber se aparecerá alguma chapa interessada no pleito. O edital da eleição foi distribuído ontem (16) aos meios de comunicação. Estatutariamente, a assembleia deveria ter sido convocada pelo presidente do Conselho Deliberativo do clube, hoje dilacerado.

Por este motivo, e baseado no artigo 39 do Estatuto Social, o presidente interino Jeferson de Oliveira a convocou. Cumpre-se assim o que Oliveira havia prometido ao final da participação da equipe profissional no Campeonato Catarinense. Apenas o prazo para a inscrição das chapas que ficou curto, encerrando na próxima quarta-feira, dia 21.

Serão realizadas duas eleições, de forma simultânea. Uma delas é para o Conselho Fiscal, que será composto por seis membros, sendo três efetivos e três suplentes. Entre seus membros, tão logo sejam eleitos e empossados, será eleito o Presidente do Conselho.

A outra eleição, e a mais importante, será a da Diretoria Executiva. Neste caso, cada chapa deverá contar com um Presidente e quatro Vices, conforme dispõe o inciso ll, do artigo 27 do Estatuto. Porém, para participar do processo eleitoral é preciso seguir algumas regras, que constam no mesmo Estatuto.

Por exemplo, nos dois casos as chapas devem ser subscritas (assinadas) por – pelo menos – 20 sócios com direito a voto (artigo 27, inciso II, parágrafo 1º). E quando se fala em sócios, não são os sócios torcedores, mas sim os admitidos em assembleia, com direito a ata comprobatória.

Ainda segundo o Estatuto, poderão concorrer e votar nas eleições do Juventus o patrono, seus ex-presidentes, os sócios beneméritos, os membros natos e eleitos.

No decorrer da próxima semana, o jornal O Correio do Povo – em parceria com o Portal Avante! Esportes – irá aprofundar e dissecar o processo eleitoral do Juventus aos leitores.

More in Futebol