Connect with us

Amador

Futebol: Tupy aponta as suas flechas para a Primeira Divisão

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

A flecha é uma das armas mais letais que existe, além de ser extremamente silenciosa. Não foi a toa que o Esporte Clube Tupy, da vizinha Schroeder, escolheu o artefato para constar em seu escudo. Fundado em 20 de junho de 1999, o azul e branco do Centro Norte quer celebrar seus quinze anos em grande estilo. Aceitou o convite da Liga Jaraguaense de Futebol (LJaF) e integrará o quadro da Primeira Divisão a partir desta temporada.

Estrutura para isso não falta. Construído aos poucos, de forma silenciosa e pelas mãos de voluntários, o Estádio Virgilio Rabuske é um dos mais bem cuidados da região. Situado em uma área própria, de 18 mil m², o local conta com um campo de futebol oficial (de gramado impecável, medindo 100m x 70m), um campo de suíço, quatro vestiários, um salão de festas, além de um bar que atende nos dias de jogos. Em breve deve ganhar cabines para a imprensa, um parquinho infantil e uma arquibancada, esta aproveitando um desnível do terreno.

O Tupy é mantido por 70 famílias de associados, que ganham descontos em uma rede de parceiros no comércio local. Também conta com o auxílio dos patrocinadores de camisa (Angerô e Banana Voigt) e dos espaços publicitários no campo. Segundo o atual presidente, Valdir Rabuske, uma das chaves para o sucesso do Tupy é a continuidade dos trabalhos, uma vez que os ex-presidentes continuam atuantes e ajudando na resolução dos problemas do clube.

Aliás, a ligação entre a Família Rabuske e o clube é estreita. O estádio leva o nome do patriarca de cinco filhos, todos eles envolvidos de alguma forma com a história da agremiação. “Somos fanáticos pelo Tupy”, reconheceu Valdir, que muitas vezes vai ao estádio durante a tarde, sozinho, só para pensar em melhorias na infraestrutura. “Isso é o que motiva a gente, quando as coisas são feitas no braço. E ainda vamos fazer muitas coisas pelo Tupy”, acrescentou. “A gente não faz para ser bonito, faz por amor”, endossou seu irmão Ademar, que caprichosamente pintava os pilares do alambrado, enquanto Adelar – outro irmão – lavava a estrutura a ser pintada na sequência.

Com a casa em ordem, agora o clube – que também é um dos sete mantenedores da rádio comunitária local – começa a sonhar com voos mais altos. Eleita recentemente, a nova diretoria tem como foco o futebol amador. E o investimento já começou a dar retorno. O Tupy chegou invicto à semifinal do Campeonato Municipal, onde acabou superado por 1 a 0 pelos Amigos da Vila, no último domingo. Com o aceite do convite à Primeira Divisão, o clube já mira suas flechas nos futuros adversários e promete chegar marcando território. “Acabou a brincadeira. Até agora a gente se preocupou com a nossa casa. Agora, o nosso foco é o futebol”, mandou avisar Valdir.


Ficha Técnica:

• Nome: Esporte Clube Tupy
• Fundação: 20/06/1999
• Estádio: Virgilio Rabuske
• Presidente: Valdir Rabuske
• Diretoria:
Nereu Dressler (vice-presidente)
Juliano Schneider (tesoureiro)
Egon Fruhauf (vice-tesoureiro)
Juliana Puhl (secretária)
Nelson Zoz (vice-secretário)

More in Amador