Connect with us

Olímpicos

Voleibol: Jaraguá do Sul quer o Grand Prix feminino em 2015

© Divulgação (PMJS)

© Divulgação (PMJS)

Agora é oficial. Na tarde de quarta-feira (25), Jaraguá do Sul ratificou seu interesse em receber uma etapa do Grand Prix de vôlei feminino em 2015. As tratativas iniciaram durante a realização da Liga Mundial masculina na Arena Jaraguá, ainda em maio, e tiveram um novo capítulo com a entrega de um documento, oficializando o interesse da cidade em receber a disputa.

“Estamos dando sequência na nossa política de transformar a Arena Jaraguá em um dos principais palcos do Brasil para grandes eventos”, informou o presidente da FME, Alessandro Martins. Representada pelo superintendente de eventos Marcelo Wangler, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) analisará a viabilidade da realização do evento por aqui, uma vez que envolve mais seleções do que a competição masculina.

“Estamos indo na linha do voleibol masculino, que foi um grande sucesso, reconhecido pela própria CBV e pelas seleções. Isso gerou um cenário positivo, onde a CBV e a Prefeitura Municipal, através da FME, querem realizar novos eventos em Jaraguá do Sul”, disse Martins.

Como o Rio de Janeiro também tem o interesse em receber o Grand Prix, a decisão sobre a sede será anunciada em agosto. “Estamos em disputa com o Rio de Janeiro, que neste momento leva uma vantagem pelo fato das Olimpíadas serem lá e a comissão técnica querer jogar na cidade”, adiantou o presidente da FME. “Temos aproximadamente noventa dias até sair a resposta, para fazer a nossa articulação. Temos um bom tramite dentro da CBV e vamos tentar trazer este evento para cá, o que certamente será uma grande conquista para a cidade”, acrescentou.

Lembrando que seleção feminina de vôlei já esteve em Jaraguá do Sul. Foi no dia 28 de junho de 2007, quando venceu a Sérvia por 3 sets a 0 em amistoso, com parciais de 25 a 22, 25 a 22 e 25 a 13. O evento fez parte da programação de inauguração da Arena Jaraguá e, na ocasião, a equipe também era treinada por José Roberto Guimarães, o que – de alguma forma – pode pesar positivamente em favor de Jaraguá do Sul.

Já sobre o Grand Prix, ele foi um evento criado em 1993, como parte da estratégia de marketing da Fédération Internationale de Volleyball (FIVB) para a popularização do voleibol em escala mundial. O princípio consistia em criar competições anuais envolvendo times de alto nível. O formato do torneio foi baseado no da Liga Mundial, criada três anos antes. As brasileiras já foram campeãs por nove vezes.

More in Olímpicos