Connect with us

Cartas

Cartas: Jaraguá do Sul representada por dupla no Brasileiro de Poker

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

O poker é uma modalidade esportiva que está em franco crescimento no Brasil. Prova disso são as várias competições que estão surgindo e se firmando no cenário local, estadual e nacional. Uma delas é o Campeonato Brasileiro por Equipes, que está apenas na sua segunda edição e é promovido pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH). Cada ‘cadeira’ no evento tem uma diretriz, um pré-requisito para a indicação do seu ocupante. Este pode ser o título estadual ou a presença de uma mulher.

E foi baseada em critérios, que a Federação Catarinense de Texas Hold’em (FCTH) convocou a Seleção Catarinense para o evento que acontece entre os dias 31 de julho e 1º de agosto em Brasília (DF). Desta forma, Santa Catarina será representada por Moisés Moraes, campeão do Estado em 2013; Thalita Cascaes, Thiago Napoleão e Rodrigo Garrido, além dos jaraguaenses Jorge Luiz Hoenicke Filho – o Jorginho – e Ricardo Valle, integrantes da equipe vencedora do Campeonato Catarinense do ano passado, que serão acompanhados e capitaneados por Fábio Eiji.

“No ano passado houve um Campeonato Catarinense de equipes, onde Jaraguá do Sul foi campeão. Assim ganhamos duas cadeiras para representar Santa Catarina no Brasileiro por equipes. Para a cidade é importante, pelo momento que a gente vem vivendo na modalidade, com o pessoal comparecendo cada vez mais e estudando o jogo”, afirmou Jorginho.

Para chegar ao título, os catarinenses terão que superar dezessete equipes adversárias, representantes de outros Estados, numa disputa que ficará apenas nas cartas jogadas em cima da mesa. “Quando você está sentado à mesa, você é adversário de todos, por ser um jogo individual. Mas você não faz inimigos no poker, só faz amigos”, reconheceu Jorginho.


O bom momento vivido pela modalidade no município

Sobre o reflexo da participação de dois atletas locais no Campeonato Brasileiro, algo inédito até então, Jorginho prefere adotar um discurso mais comedido. “O que essa participação representará para o poker daqui, só depois dela saberemos. Provavelmente não acontecerá nada se não formos campeões. Então, temos que ir lá focados no jogo e estudar o máximo que der nesses dias”, analisou.

A Associação Jaraguaense de Texas Hold’em (AJTH), entidade a qual Hoenicke e Valle são ligados, promove eventos regulares da modalidade nas noites de quarta-feira, atualmente no Beira Rio Clube de Campo. “Aqui em Jaraguá do Sul o poker vive um momento muito bom. Organizamos campeonatos que reúnem uma média de 50 jogadores, com uma premiação ao primeiro lugar entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil”, informou Jorginho, lembrando que qualquer pessoa pode participar dos eventos, que são voltados aos jogadores amadores.

Outra novidade comemorada pelos adeptos das cartas é a volta de uma etapa do Campeonato Catarinense ao município, após três anos. A sexta etapa do Circuito Estadual – que tem oito etapas no total, além da grande final – está marcada para os dias 15, 16 e 17 de agosto, tendo como palco a SER Marisol. Mais uma prova de que o poker está em franco crescimento também em nossa cidade.


Modalidade é um esporte da mente

Desde 2010 o poker é reconhecido pela International Mind Sports Association (IMSA) como um esporte da mente, assim como o xadrez e o bridge. Em 2012, o Ministério do Esporte oficializou a Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) em seu quadro de entidades esportivas, permitindo assim que a mesma inclua eventos no calendário esportivo do nacional. A decisão impulsionou a modalidade e acabou com a alcunha de ‘jogo de azar’ que a disputa de cartas carregou durante muito tempo. “O que todo mundo precisa saber é que o poker não é um jogo de azar. É um jogo de estratégia”, concluiu Jorginho.

Quando você está sentado à mesa, você é adversário de todos, por ser um jogo individual. Mas você não faz inimigos no poker, só faz amigos.
Jorginho Hoenicke

More in Cartas