Connect with us

Ciclismo

Poliesportivo: Ciclismo e karatê cumprem bem o seu papel nos Joguinhos

© Iriane Porto (Agência Avante!)

© Iriane Porto (Agência Avante!)

Duas modalidades já encerraram sua participação no 27º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que acontecem até sábado (2), na cidade de Caçador, a ‘Capital do Contestado’. E os representantes do ‘Time Jaraguá’ estão fazendo um bonito papel na competição, que envolve 3,5 mil atletas até 18 anos,
de 75 cidades catarinenses.

A primeira modalidade a encerrar participação foi o karatê, que competiu sob o comando do professor Abílio Julio da Silva. Foram três dias de competições, onde seis atletas disputaram as modalidades katá (simulação de combate) e kumitê (combate). Destes, destaques para José Eduardo Pereira, medalhista de ouro na categoria ‘até 50kg’, e Nathan Samuel Valler, bronze no ‘até 45kg’, ambos no kumitê.

“Acredito que nossa equipe foi bem representada. Conseguimos duas medalhas e alguns pontos. Considerando que o grupo foi formado em sua maioria por atletas novatos, acredito que o trabalho de base está sendo bem feito e para os próximos anos devemos chegar mais longe”, analisou Abílio.

“Eu imaginava duas medalhas e, de fato, isso se concretizou. Mas a gente sempre espera um pouco mais de nossos atletas. Porém, considerando que são atletas que recém saíram da base, acredito que eles foram bem”, concluiu.

No ciclismo BMX, Jaraguá do Sul foi representada por dois atletas, sob o comando de Valdir Moretti. Eles competiram na tarde de segunda-feira (28), quando Fillipe Gonçalves se tornou o primeiro tricampeão da história dos Joguinhos, ao garantir mais uma medalha de ouro na prova.

Seu companheiro, Leonardo Spredemann, acabou lesionando o braço na semifinal, vítima do ‘jogo-sujo’ da equipe de Criciúma, que pelo terceiro ano consecutivo se envolveu em confusão com os jaraguaenses, mas não obteve sucesso na briga pela medalha dourada.

“Vim bem treinado, para obter uma posição boa e uma medalha. Nos treinos, tive uma queda que resultou em uma dor no joelho, que consegui amenizar com medicação. E infelizmente eu estava bem na corrida, liderando, quando na primeira curva um piloto ‘jogou sujo’, me derrubou e me deixou fora da final”, lamentou Spredemann.

Se para ele a competição foi uma decepção, para Gonçalves foi a sua afirmação na modalidade. “Sou tricampeão da Olesc e agora dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. No ano passado conseguimos fazer ouro e prata, mas neste ano, infelizmente, não conseguimos porque o Spredemann caiu. Mas este título é para toda a equipe, que trabalhou em conjunto para essa competição e conseguimos mais um primeiro lugar”, festejou.

“Agora vou treinar para correr o Supercross, na Argentina, em setembro, e depois os Jogos Abertos de Santa Catarina, para tentar o lugar mais alto do pódio pela primeira vez”, acrescentou Gonçalves.

Ontem a delegação disputou competições nas modalidades de atletismo, taekwondo, xadrez, tênis de mesa, natação, basquete (masculino e feminino) e futsal (masculino), quando conquistou mais dez medalhas.

Elas vieram com Andre Jordi Volkmann (ouro no xadrez rápido, 6º tabuleiro), Guilherme Maba (ouro no taekwondo, poomsae), Letícia Rocha Papp (ouro no taekwondo, poomsae), Roger Wanderwegen (ouro e recorde no atletismo, 400 metros rasos, com 49.25 seg), Bruna Vercino (prata no xadrez rápido, 6º tabuleiro), Amanda Fontanella (prata no xadrez rápido, 3º tabuleiro), Paola Pederiva (prata no xadrez rápido, 4º tabuleiro), Eduardo Peters (prata no atletismo, lançamento de martelo, com 48,67 mts), Henrique Chiodini Silva (prata no taekwondo, kyorugui, até 55kg) e Wagner Correia da Silva (bronze no taekwondo, kyorugui, até 63kg).

Lembrando que as medalhas conquistadas no taekwondo e no vôlei de praia não contam no quadro de classificação, por serem modalidades em demonstração.

Considerando que o grupo foi formado em sua maioria por atletas novatos, acredito que o trabalho de base está sendo bem feito e para os próximos anos devemos chegar mais longe.
Abílio Julio da Silva

More in Ciclismo