O que era um sonho se tornou um projeto. E o que era um projeto, mesmo que ainda embrionário, se tornou realidade no início da tarde de ontem (14), em São Paulo, quando dirigentes do basquete feminino de Jaraguá do Sul conseguiram incluir a equipe na edição deste ano da Liga Nacional, que inicia em novembro.
Capitaneada por Julio Patricio, que também é o técnico da Seleção Brasileira sub-17, a comitiva jaraguaense convenceu as dez equipes que já haviam confirmado participação na disputa, tornando-se assim o único representante de Santa Catarina na competição. Importante ressaltar também o apoio da Federação Catarinense de Basketball (FCB) na iniciativa, com o presidente Oscar Archer, articulando nos bastidores a inclusão da equipe, que assim substitui Blumenau.
Com a nova composição, a Liga terá seis representantes de São Paulo (Americana, Santo André, São Jose dos Campos, Rio Claro, Presidente Venceslau e Barretos), dois de Pernambuco (Sport e América), um do Maranhão e um do Distrito Federal, além das jaraguaenses.
Agora, a corrida é atrás de patrocínios e para isso a equipe conta com o apoio do vereador e presidente do Juventus, Jefferson de Oliveira. “Meu compromisso é arrumar patrocínios. Já tenho alguns parceiros em vista”, afirmou Oliveira, deixando claro que este projeto não tem nada a ver com o Juventus. “Pelo valor e pela transmissão em televisão, acredito que não seja difícil fechar com patrocinadores”, acrescentou o dirigente, informando que serão necessários R$ 120 mil para disputar toda a competição.
Com relação à formação do time, o técnico Julio Patricio terá que correr contra o tempo. Apesar de já ter uma base formada no município, será preciso contratar atletas para reforçar o time e fazer um bom papel na competição. Algumas jogadoras devem vir da equipe juvenil de Osasco, com quem o basquete feminino jaraguaense sempre manteve uma boa parceria. As demais serão ‘pinçadas’ no mercado da bola laranja, especialmente em equipes do interior de São Paulo.
