Connect with us

Lutas

Lutas: Jaraguaense é medalha de ouro no Brasileiro de Taekwondo

© Divulgação (IMA)

© Divulgação (IMA)

O esporte é uma grande ferramenta de inclusão. E foi justamente o esporte o caminho escolhido pelo garoto jaraguaense Bryan Gabriel Treutler Bley para vencer na vida. Morador do Morro da Boa Vista, na Ilha da Figueira, Brayan foi acolhido aos 6 anos pelo Instituto Mestre Allan. Aos 13 anos, é faixa preta em taekwondo e tornou-se no fim de semana um campeão brasileiro.

Foi em Vitória, no Espírito Santo, durante o Campeonato Brasileiro da modalidade, evento que reuniu 430 atletas oriundos de vinte e cinco Estados brasileiros. Brayan competiu na categoria Cadete (sub-14), onde foi o melhor entre os competidores até 45 quilos. Com o resultado, passa a integrar também a Seleção Brasileira, em uma modalidade que faz parte do programa dos Jogos Olímpicos.

“Dou aula para ele desde os seis anos, quando o Brayan iniciou no nosso projeto social. É um menino que já superou muitas dificuldades na vida. Agora, vendo ele campeão nacional, em um esporte olímpico, me emociona demais. É difícil segurar as lágrimas” comentou o seu mestre, Allan Siqueira.

O resultado premia o esforço do garoto, que vem de família humilde. Brayan estuda na Escola Waldemar Schmitz durante a tarde. De lá segue para o Instituto, onde muitas vezes treina com os garotos de sua idade e depois com os adultos. A volta para casa não é fácil, numa caminhada de três quilômetros morro acima, durante a noite.

“O Brayan tem muito potencial. Falo isso baseado em avaliações feitas por profissionais da Academia Brasileira de Técnicos”, informou Allan. “Ele é diferente dos outros atletas da idade. Não fica nervoso antes das lutas e consegue vencer atletas muito maiores do que ele”, acrescentou orgulhoso, ciente que tem em suas mãos uma jóia rara, que bem lapidada pode trazer muitos frutos não só para o esporte de Jaraguá do Sul, como também para mudar a realidade de toda uma família.

More in Lutas