Mais uma vez o Parque Malwee mostrou sua potencialidade para receber eventos de triatlo. No último sábado, dia 27, o local recebe a quarta edição da Copa Malwee, equivalente à quinta etapa do Campeonato Catarinense da modalidade. Aproximadamente 150 atletas competiram na prova que teve a distância olímpica, ou seja, nadaram 1.500 metros, pedalaram 40 quilômetros e correram outros 10 quilômetros.
Na disputa pelos R$5 mil de premiação, diversos atletas profissionais foram atraídos para a prova e nem o mau tempo conseguiu ofuscar provam que no gênero masculino teve o paranaense Alexander Balman Gomes despontou na etapa de ciclismo e liderou o restante da prova até o final, concluindo o percurso em 1h56min. No feminino, a campeão foi Julia Krueger, de Florianópolis.
Entre os atletas de Jaraguá do Sul, destacaram-se Elaine Kapp (campeã na categoria 35-39 anos), Eurico Mendes (bronze na 40-44 anos e o melhor jaraguaense na prova), além de Eduardo Valle (5º na 30-34 anos) e Luiz Silva (4º na 35-39 anos). Além deles, participaram da prova representando a Associação Triatlética de Jaraguá do Sul (Atrijar) os atletas Luciano Garnica, Rafael Garcia, Alexandre Ortiz, Anderson Bertoldi e Luís Oliveira.
“Foi mais uma vez um sucesso, pois tivemos uma presença marcante de atletas. Eles saíram satisfeitos, porque sabem que Jaraguá do Sul é hoje um polo do triatlo no Estado. Também percebemos que, mesmo com o tempo chuvoso, a comunidade esteve presente”, informou Jonathan Mandalho, responsável pela organização local da etapa, que contou também com provas de revezamento e o ‘Aquathlon’.
O ‘Aquathlon’ é uma prova especial, realizada em distância reduzida. Voltada às crianças, tem como objeto promover o ingresso dos jovens praticantes em competições. Foi disputada nas categorias 13- e 13+, com a participação de jovens atletas de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e São José.
Sobre a realização de novas etapas no local, Mandalho garante que as portas estão abertas. “A gente pretende, no ano que vem, realizar um ‘cross triatlo’, que seria uma prova totalmente dentro do Parque Malwee, com bicicletas de ‘mountain bike’. Também pensamos em fazer uma travessia, mas tudo isso para 2015, já que neste ano nosso calendário está fechado”, concluiu.