Connect with us

Basquete

Basquete: Um projeto não cansa de revelar talentos para as quadras

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Mais de 500 crianças compareceram ao 14º Campeonato Interpólos de Basquete, evento realizado durante o último sábado, dia 15, na Arena Jaraguá. Promovido pela Associação Jaraguaense de Basquetebol, a popularmente conhecida Ajab, a iniciativa faz parte do projeto ‘A Bola da Vez’ e visa proporcionar a prática da modalidade, tendo como ‘pano de fundo’ um ambiente competitivo. Enquanto isso, os treinadores das categorias de base observaram atentamente as promessas da modalidade, entre 12 e 15 anos, para compor as equipes de base do município a partir do próximo ano.

“O projeto sempre nos rendeu bons atletas e vai continuar rendendo”, reconheceu o técnico Milton Mateus. Segundo o treinador, o objetivo para o ano de 2015 é contar nas equipes de rendimento de Jaraguá do Sul com 99% de atletas oriundos do trabalho nas escolas. “Queremos, a partir do próximo ano, manter duas equipes disputando o Campeonato Catarinense nas categorias de base, a Mini, a Mirim e a Infantil”, informou.

Sobre o trabalho dos professores nas escolas, Mateus lembra que o principal objetivo dele, naquele momento, não é a formação do atleta. “O objetivo principal do trabalho dos professores é cativar as crianças, motivar elas enquanto fazem um basquetebol lúdico”, analisou. Outro fator que o treinador aponta como um diferencial para a revelação de atletas são as condições atuais de trabalho.

“A forma como estamos trabalhando hoje tem me dado uma motivação muito grande, como se estivesse começando agora e não há vinte anos minha carreira de treinador”, disse. “A possibilidade de ter equipes competitivas, formadas por atletas vindos dos polos tem nos motivado. É algo em que acreditamos muito”, acrescentou.

Segundo o presidente da Federação Catarinense de Basketball, que pela primeira vez acompanhou o evento, o sucesso de Jaraguá do Sul na formação de atletas se deve principalmente a dois fatores: as capacidades de agregar parceiros por longos anos, bem como de trazer para dentro do projeto atletas que cumpriram seu ciclo dentro das quadras. Archer citou como prova mais cabal do sucesso do ‘A Bola da Vez’ as constantes convocações de atletas formados pelo programa para Seleções Catarinenses e até Brasileiras.

E neste sentido, a última boa notícia veio na última semana, com as convocações de Marcelo Ribeiro, Iuri Dias, Natanael Bergossi, Eduardo Hornburg e Luís Machado para a Seleção Catarinense Sub-13, que a partir do próximo dia 27 disputa o Campeonato Sul-Brasileiro aqui em Jaraguá do Sul. Eles serão comandados por Alexandre ‘Paxá’ Stange, também das categorias de base do município.

More in Basquete