Na última quarta-feira, dia 4 de fevereiro, os dirigentes dos clubes franqueados na agora Liga Nacional de Futsal (LNF) se reuniram no auditório da Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS), em São Paulo, para discutirem o planejamento da temporada. Entre os assuntos mais relevantes debatidos, estavam a tabela preliminar da competição e as ações de marketing que irão marcar a vigésima edição do evento, a primeira onde a entidade passa a ser completamente independente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).
Agora, a nova Liga Nacional de Futsal poderá negociar todos os contratos de comercialização da marca, cotas de televisonamento, patrocínios e organizar a competição com o poder de alterar regulamentos, tabelas, entre outros. “É um sonho antigo que se realizou. Há muito os clubes franqueados vinham se movimentando com essa ideia de criar uma liga independente. Não desistimos e, de maneira política e paciente, trabalhamos nos bastidores, tentando fazer a CBFS enxergar como isso seria benéfico ao futsal”, informou Valdecir Kortmann, dirigente do Joinville e presidente da LNF.
“Torço para que a Liga Nacional de Futsal cresça cada vez mais, até porque se trata da mais importante do Mundo. Com esta soma de esforços, a CBFS vem com uma nova forma de trabalho, buscando o apoio de todos, para alcançarmos o modelo de administração desejado para a entidade”, completou Renan Tavares, presidente da CBFS.
E para marcar esta nova fase, uma nova logomarca foi desenvolvida para identificar a competição. Ela foi apresentada por Felipe Drommond, dirigente do Sorocaba e diretor de marketing da LNF. Porém, como grande parte das equipes já encaminhou a produção de seus uniformes para a temporada, a logomarca será utilizada nas camisas a partir de 2016. Neste ano ficará restrita aos materiais impressos, banners, faixas e ações na internet.
Por falar em internet, a LNF pretende utilizar melhor esta ferramenta de aproximação com os torcedores. Neste sentido, um novo portal está em desenvolvimento, bem como a integração com as principais redes sociais. Outra novidade, já adiantada por O Correio do Povo, é a criação de álbum de figurinhas, algo inédito na modalidade. Os dirigentes se mostraram empolgados com a ideia, se comprometendo inclusive a ajudar na logística de vendas e promoção do material.
Já com relação à tabela, uma prévia foi divulgada entre os gestores, que agora farão os ajustes que considerarem necessários. Nela, a estreia do Jaraguá será novamente contra o Joinville. Mas, devido ao rodízio de sedes, desta vez a partida do dia 13 de abril acontece na Arena Jaraguá. Complementam a rodada inaugural os encontros entre Orlândia e Minas, Corinthians e São José, Sorocaba e São Paulo, Blumenau e Florianópolis, Carlos Barbosa e Tubarão, Concórdia e Erechim, Venâncio Aires e Lajeado, Guarapuava e Cascavel, além de Umuarama e Marechal Rondon.
A próxima reunião da Liga Nacional de Futsal acontece no dia 26 de março, aqui em Jaraguá do Sul. Na ocasião serão ultimados os detalhes da competição, como um evento de lançamento previsto para Uberlândia (MG), possivelmente com um jogo festivo.
