Connect with us

Hóquei

Hóquei: Aliens, uma equipe campeã atrás de reconhecimento em casa

Eles são quatro vezes campeões de Santa Catarina, mas é bem provável que você nunca tenha ouvido falar. Também possuem um título de Campeonato Interestadual (Paraná/Santa Catarina), além de uma Copa da Amizade, mas mesmo assim poucos saberão de quem estamos tratando. E é essa realidade que o Aliens Roller Hockey tenta mudar a partir deste ano, com a realização de um campeonato aqui na cidade, no mês de julho (a 1ª Copa Jaraguá de Hockey In Line, prevista para ocorrer nos dias 11 e 12, no Novo Arthur Müller).

Fundado em 2001, sucedendo a extinta equipe ‘Cromossomos’ (esta criada em 1996), o time de hóquei sobre patins de nossa cidade vive um grande momento dentro das quadras. Enquanto isso, tenta se estruturar melhor fora dela, para crescer e aparecer. “Tenho certeza que, com este campeonato que será realizado aqui, seremos favorecidos em relação à expansão e visibilidade da modalidade”, festejou Lucas Borquezan, um dos doze atletas do atual elenco da equipe.

Segundo Borquezan, que também faz as vezes de dirigente, a equipe jaraguaense se baseia no trabalho realizado na modalidade em estados como São Paulo e Minas Gerais, onde se localizam a maioria das equipes de ponta do País. “As que mais se destacam e acabam nos inspirando são a Portuguesa (Lusa), o No Limits, o América Mineiro e a Hípica de Campinas. Nesses clubes estão grande parte dos jogadores que formam Seleção Brasileira”, informou.

Hoje, o Aliens disputa uma média de três competições por ano, mas todas fora da cidade, fato que contribui para a equipe ainda ser pouco conhecida em sua própria terra. E só não participa de mais campeonatos por esbarrar no calendário (os atletas se dividem entre o trabalho, o estudo e a equipe) e no investimento, que acaba correndo por conta dos atletas. Eventualmente a FME apoia o time, bancado a hospedagem e/ou a alimentação nas viagens.

“Nossa grande dificuldade com certeza é a falta de patrocínio, pois muitos empresários não conhecem a modalidade ou não acreditam que ela possa dar um retorno significativo”, ponderou Borquezan, enaltecendo novamente a importância da competição que será realizada no Novo Arthur Müller. Ele acredita que, com um investimento anual de 8 mil reais, o Aliens poderá disputar até cinco competições na temporada. Este valor cobriria os custos com transporte, alimentação, hospedagem e inscrição, além da manutenção dos equipamentos utilizados em jogos (tacos, pucks, blades e rodas).

Por fim, Borquezan convida os interessados em conhecer o esporte para participar de um treinamento junto com o time. “Para se tornar um Alien, basta ter vontade e aparecer em um de nossos treinos, pois sempre estamos dispostos a ensinar”, afirmou. Os treinos acontecem aos sábados, das 15h às 17h, na Escola Alberto Bauer.

Outras informações sobre a equipe podem ser obtidas pelo telefone 9991-7454, com o próprio Lucas. O Aliens também mantém uma página na rede social Facebook, que pode ser acessada pelo link facebook.com/aliens.rollerhockey.

More in Hóquei