
© Henrique Porto (Agência Avante!)
A organização do Torneio Touchdown, o Campeonato Brasileiro de futebol americano, reuniu representantes das dezesseis equipes que disputarão a sétima edição da competição no último sábado, dia 14. Em São Paulo, foram discutidos detalhes sobre o regulamento, a arbitragem e a infraestrutura do torneio em si, além da aprovação das novas Conferências e suas respectivas divisões.
Única equipe da região na disputa, o Jaraguá Breakers foi representado na reunião pelo atleta Guilherme Falcomer e pelo ‘manager’ Raul Van den Bylaardt. Na ocasião, os dirigentes tiveram contato com a tabela, que prevê jogos contra o Curitiba Brown Spiders (em casa, no dia 4/7), Paraná HP (fora, dia 8/8), Botafogo Challengers (fora, dia 28/8), Timbó Rex (casa, dia 12/9), Flamengo (casa, dia 10/10), Corinthians (fora, dia 24/10) e Juventude (casa, dia 7/11).
Com a tabela na mão, a corrida atrás de patrocinadores será intensificada. “Se contarmos novamente com o apoio da FME e fecharmos com um patrocinador, apenas um, já será possível trazemos dois americanos e mais atleta de defesa. É só isso que nos falta”, afirmou o ‘head coach’ Dennis Prants.
Outra dificuldade que precisa ser contornada o quanto antes é conseguir um local para sediar os jogos. Com a negativa do Juventus em alugar o Estádio João Marcatto, uma vez que a Série B do Campeonato Catarinense acontece de forma simultânea ao Torneio Touchdown, os ‘Quebradores’ podem acabar tendo que jogar em outras cidades. Contatos neste sentido já foram mantidos com dirigentes esportivos de Massaranduba, Schroeder e Guaramirim.
Um dos motivos da preocupação é o fato da tabela colocar o Flamengo para atuar na cidade, o que deve atrair um grande público. Outra alternativa estudada pela equipe é voltar a mandar os jogos no Estádio Eurico Duwe, do Cruz de Malta. A única certeza de momento é a apresentação de um novo e ‘misterioso’ reforço no dia 10 de abril, no Madalena. “Não posso dizer quem é, muito menos de onde virá”, afirmou Prants. Resta aos fãs da bola oval aguardar.
