Connect with us

Futebol

Futebol: Juventus e Tôto se reencontram depois de duas décadas

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Depois de 23 anos ele voltou a vestir a camisa do ‘Moleque Travesso’ e após uma década a atuar no Estádio João Marcatto. Além de trazer atletas consagrados a Jaraguá do Sul, o ‘Jogo das Estrelas SC’ proporcionou um reencontro do Grêmio Esportivo Juventus com sua própria história.

E Sandro Guido Schmidt, o Tôto, faz parte dela. Revelado no clube durante o Campeonato Catarinense da Segunda Divisão de 1990, quando marcou 19 gols, despontou para o futebol nacional no ano seguinte, onde repetiu o número de bolas na rede, mas desta vez na elite do futebol de Santa Catarina.

Sua curta trajetória no clube foi marcada por diversos momentos importantes, mas um é especial para o atacante e ainda está bem vivo em sua mente. “Foi o gol marcado em Concórdia, contra o mesmo, no jogo onde precisávamos vencer. Fiz de cabeça, num cruzamento do Roset. Isso aos 43’ do segundo tempo, o que nos deu o título do turno, então chamado de ‘Taça Cassildo Maldaner’. Também nos deu o acesso para a Primeira Divisão de 1991, onde fui o artilheiro e isso me levou ao Flamengo”, recordou.

A sua venda ao clube carioca ainda é considerada a maior transação da história do clube do Jaraguá Esquerdo. Tôto ainda jogou por Paraná Clube, Cruzeiro, Criciúma e Fortaleza antes de encerrar a carreira. Hoje, aos 46 anos, reside em Jaraguá do Sul e costuma disputar competições de veteranos.

No ‘Jogo das Estrelas SC’ teve a oportunidade de reencontrar vários atletas com que cruzou no decorrer da carreira como Edmundo, uma ‘contratação’ de O Correio do Povo. Mas o reencontro especial foi com Djalminha. Junto com ele, Tôto foi campeão brasileiro pelo Flamengo em 1992. “A participação no evento foi superimportante. Deixa a gente morrendo de saudades de jogar em alto nível”, confessou. Faltou apenas voltar a comemorar um gol com a camisa do clube, já que passou em branco no evento festivo. “Mas me colocaram para jogar na meia esquerda”, relatou o atacante, aos risos.

Sobre a atual realidade do tricolor jaraguaense, o camisa 9 acredita que o clube está no caminho certo. “O Juventus está bem cuidado. Com essa nova parceria, esperamos que funcione melhor o futebol”, analisou. “Existem problemas financeiros a serem sanados, o que atrapalha. Mas acredito que eles serão resolvidos e, aí sim, vamos ter o prazer de ir aos jogos e os empresários de ajudar”.

No dia em que o clube completa 49 anos de vida, Tôto manda seu recado para os atuais gestores. “O Juventus é nosso patrimônio e precisamos resgatar a sua credibilidade”, finalizou de forma objetiva, assim como nas suas investidas contra as defesas adversárias nos tempos em que defendeu a camisa grená.

© Henrique Porto (Arquivo Pessoal)

© Henrique Porto (Arquivo Pessoal)

More in Futebol