Connect with us

Basquete

Basquete: Técnico Júlio César Patrício realiza sonho de disputar os Jogos Pan-Americanos

Representar a Seleção Brasileira, independente de qual seja o campeonato, é o ponto alto na carreira não só de um atleta, mas também de profissionais da comissão técnica. Esta experiência inesquecível não é novidade para o técnico das categorias de base e profissional do basquete jaraguaense, Júlio César Patrício. Radicado em Jaraguá do Sul há 20 anos, o treinador acumula inúmeras passagens pelas equipes menores do país, desde 2008. Mas, apesar do currículo recheado de convocações, ele realizou mais um sonho na carreira: fazer parte do grupo principal da modalidade, que disputou os 17º Jogos Pan-Americanos, no Canadá.

Ao lado de Cristiano Cedra, Patrício foi auxiliar do técnico Luiz Augusto Zanon na competição. Mesmo com o quarto lugar geral e ficando fora do pódio, não conseguindo igualar o resultado do Pan de Guadalajara, em 2011, quando o país foi bronze, ele ressaltou a conquista de mais um sonho pessoal no esporte. “De vez em quando, até me dou uma beliscada para ver se eu acordo, porque sonhamos, mas sabemos que são difíceis de alcançar. Todas as decisões na minha vida coloquei o basquete como prioridade. Tenho orgulho de representar a Seleção, mas também a nossa cidade (Jaraguá) e nosso Estado”, disse.

Um dos responsáveis por transformar o basquete jaraguaense em uma das principais potências de Santa Catarina, Patrício começou sua carreira na escola Renato Pradi (Caic), seguindo depois para o Jangada, até ser criada a Associação Jaraguaense de Basquetebol, considerada referência no Estado por revelar grandes atletas. “Todas as gerações de atletas que começaram comigo em Jaraguá e pessoas que me deram as primeiras oportunidades da carreira na cidade, sou grato a todas elas. Por isso eu falo do orgulho em levar o nome de Jaraguá para o país. Se eu consegui chegar em algum lugar foi por causa dessas pessoas”, comentou.

Técnico projeta futuro

Os objetivos do técnico Júlio Patrício, em 2015, não se encerraram no Pan. Pela Seleção Brasileira, o treinador se apresentou com o restante do elenco, no último domingo (26), para a preparação do selecionado nacional feminino visando o Pré-olímpico, que será disputado na cidade de Edmonton, também no Canadá, no próximo mês. Antes da viagem que está marcada para o dia 3 de agosto, ele retorna à Santa Catarina para as partidas finais do Basquete Jaraguá, nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que estão sendo realizados em Itajaí.

Além disso, o profissional comanda a modalidade jaraguaense nas decisões do Campeonato Estadual Sub-15 e Sub-19 (Sub-17 foi campeão neste fim de semana), Olesc e Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), culminando com mais uma participação pelo Brasil, no qual será comandante da categoria Sub-17, no Sul-Americano, em novembro. “Tenho muitos afazeres neste segundo semestre, mas isso é positivo, porque acaba criando mais maturidade e tenta trazer ensinamentos de outros países para Jaraguá. Isso se mostra nos últimos anos através dos resultados”, destacou.

More in Basquete