Connect with us

Atletismo

Atletismo: Jaraguaense viaja à França para disputar o Campeonato Mundial Master

Realização de um sonho. É com este sentimento que a corredora de Jaraguá do Sul, Iolanda Rodrigues Legal, embarca, neste sábado (1), para a cidade de Lyon, na França, onde disputa o XXI Campeonato Mundial de Atletismo Master, que acontece entre os dias 4 e 16 de agosto. Amante dos esportes desde pequena, a jaraguaense começou a pegar gosto pela corrida na esteira de uma academia, em 2011, e aquilo que era um hobby acabou virando uma paixão.

Com os primeiros trajetos traçados no Parque Malwee, ela despertou o interesse de uma equipe do município e começou a participar de competições no mesmo ano. Após um bom desempenho na Maratona do Beto Carreiro, que foi a primeira prova percorrida na carreira, Iolanda foi aprimorando os seus treinamentos e, consequentemente, aumentando o número de campeonatos a serem disputados.

Apenas quatro anos depois, a atleta de 45 anos carrega um currículo invejável, com mais de 70 troféus. Entre os mais destacados estão o revezamento do Beto Carreiro, no qual fez 21 quilômetros e subiu do terceiro para o primeiro lugar, entre 2012 e 2014, ao lado de outros atletas de Jaraguá; a conquista da Night Race de 10km, em novembro do ano passado, na Malwee; o bicampeonato na Meia Maratona Internacional de Florianópolis; e as medalhas de ouro, prata e bronze, trazidas nesta temporada do Troféu Brasil de Atletismo Máster, nas provas 10 mil metros, 5 mil metros e 1,5 mil metros, respectivamente.

Acompanhada pelo técnico Alexandre Manoel de Oliveira e o experiente corredor Ivanildo Pinto, a funcionária pública espera repetir os bons resultados no Mundial, no qual competirá nas mesmas provas do Troféu Brasil. “Estou fisicamente muito bem preparada. Mesmo sendo um outro nível acredito que posso me sair bem na França e tenho o objetivo de trazer medalha”, disse. “Vou muito feliz para França e com o coração acelerado por representar Jaraguá. Nasci aqui e amo essa cidade, o que me dá ainda mais forças para representar bem o município. É um orgulho e um sonho que vou realizar, por ter começado na brincadeira e ter chego aonde chegou”, destacou.

More in Atletismo