Através de uma nota oficial, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) comunicou, nesta quarta-feira, o cancelamento de duas competições importantes do calendário esportivo do Estado: os Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) e os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc). O motivo alegado pelo presidente da entidade, Marcelo Kowalski, é a falta de disponibilidade de alojamentos em algumas regiões, devido à greve dos professores da rede pública.
O comunicado surpreendeu e gerou revolta dos municípios envolvidos na competição, que acaba prejudicando o cronograma dos professores, atletas e dirigentes. Segundo o coordenador de núcleos esportivos da Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME), Benhur Sperotto, a expectativa era a diminuição de alguns eventos no Estado, mas não para esta temporada. “Foi uma surpresa. A redução de campeonatos estava sendo estudada e que possivelmente iam decidir no final do ano. Mas cancelar este ano complica muito, porque houve um investimento nos municípios para ganhar a competição”, disse. “Nosso foco maior é Olesc e Joguinhos, mais ainda Olesc. Então para nós, isso não é bom, porque se fosse mais para o fim do ano tomaríamos providencias para 2016. O ano agora fica meio que perdido para essa faixa etária”, ressaltou.
De acordo com Sperotto, o cancelamento acarreta em uma série de prejuízos aos atletas, principalmente aos contemplados do Bolsa-Atleta, que é distribuída conforme o desempenho de cada um na temporada anterior, e sem estes torneios, não há resultados. “Vamos nos reunir para achar alguma solução e não perder tantos atletas. Tem várias coisas que precisamos nos preocupar, como dar uma atividade a eles (atletas),continuar ajudando, orientando e motivando a todos. Às vezes, os dirigentes que não trabalham nos treinamentos, não tem ideia do estrago que eles fizeram com esta decisão”, finalizou.
Com o reflexo negativo do anúncio feito na noite desta quarta, a Fesporte convocou todos os dirigentes esportivos do Estado para uma reunião na sede da entidade, em Florianópolis, na próxima segunda-feira (17), quando uma nova decisão pode ser tomada em relação aos eventos.
Confira a nota publicada no site da Fesporte:
“Em decorrência da falta de disponibilidade de alojamentos em algumas regiões, e a fim de que não seja ainda mais comprometido o calendário escolar do ano letivo de 2015, esta Fundação torna público que ficam cancelados os Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) em todas as etapas e Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) na etapa estadual.
Considerando que os eventos da respectiva faixa etária já se contemplavam com a realização dos Jesc e dos Joguinhos Abertos, entendemos que o momento se reserva ao cumprimento do calendário escolar catarinense.”