De hoje, até o final da 15ª edição dos Jogos da Juventude de Santa Catarina (Olesc), faremos o acompanhamento do desempenho dos atletas de Jaraguá do Sul em uma das maiores competições poliesportivas do Estado. Lembrando que a Olesc de 2015 acontece em Jaraguá, entre os dias 28 de novembro e 5 de novembro, envolvendo cerca de 3,5 mil atletas de 75 municípios, que disputarão 14 modalidades e 27 troféus.
Confira os resultados deste domingo (29):
—
Basquete
—
Uma das equipes favoritas a conquistar medalha para Jaraguá do Sul, o basquete masculino teve uma grande estreia na Olesc. No Ginásio Arthur Muller, o time comandado pelo técnico Paxá Stange não deu chances a Lages e venceu por 79 a 32. O resultado colocou os jaraguaenses na liderança da Chave D, levando vantagem nos números de pontos marcados sobre Criciúma, que derrotou Chapecó por 63 a 27. A equipe volta a quadra, na noite desta segunda (30), quando enfrenta Chapecó, às 19h30. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam a fase de mata-mata.
—
Futsal
—
O futsal masculino começou bem a caminhada rumo ao sexto título da competição. Na Arena, os comandados do técnico Luís Dalprá golearam Quilombo por 5 a 0 e largam na frente da Chave D, ao lado de Itajaí que bateu Caçador por 7 a 3. O próximo compromisso do time será nesta segunda-feira (30), quando enfrenta Caçador, às 19h45, novamente na Arena. Assim como no basquete, as duas equipes com melhor campanha no grupo se classificam para as quartas de final.
—
Handebol
—
Buscando resgatar a tradição da modalidade no Estado, o handebol feminino também estreou com o pé-direito na Olesc. Sob o comando do técnico Everton Sales, as meninas venceram Caçador pelo placar de 17 a 10, no Ginásio do Sesi, e dividem a primeira colocação da Chave C com Palma Sola que derrotou Luzerna por 26 a 14. Uma vitória sobre o próprio Luzerna, nesta segunda (30), às 17h45, no Sesi, pode dar a classificação antecipada as jaraguaenses no mata-mata.
—
Natação
—
No primeiro dos únicos dois dias de disputas da natação, Jaraguá do Sul conquistou quatro medalhas, sendo uma de prata e três de bronze. Destaque para Marília Cato de Oliveira, que ficou em segundo lugar nos 50m costas, e terceiro nos 800m livre e revezamento 4x100m livre ao lado de Maria Fernando Silveira, Maria Eduarda Silveira e Valentina Clara Mendes. O outro medalhista foi Gabriel Rial, com o bronze nos 50m costas. Com os resultados, o naipe feminino terminou o domingo com a quarta posição geral no quadro de pontos, com 45 pontos, atrás de Joinville, São Bento do Sul e Tubarão, respectivamente. Já o masculino somou 28,5 pontos e ficou em sexto lugar.
—
Tênis de mesa
—
O Tênis de mesa jaraguaense disputou três jogos no primeiro dia de competição. No masculino, a equipe supervisionada pelo treinador Volnei Nass estreou com uma derrota para São Bento do Sul por 3 a 0, pela manhã, mas conseguiu se recuperar ao vencer Pinhalzinho por 3 a 2, no período da tarde. Já no feminino, a equipe perdeu para Joinville por 3 a 1, e busca a primeira vitória, nesta segunda (30), contra Pouso Redondo, às 15h30. No mesmo horário, os meninos enfrentam Balneário Camboriú. Todas as partidas ocorrem na Escola Municipal Renato Pradi (CAIC).
—
Voleibol
—
Desde 2008 sem figurar entre as três primeiras colocadas na Olesc, o voleibol feminino de Jaraguá do Sul começou bem a busca por uma vaga no pódio em 2015. No Ginásio da SER Marisol, as comandadas de Tatiana Altini levaram a melhor sobre Pinhalzinho com uma vitória por 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/17 e 26/24. Agora, as meninas jogam a segunda partida pela Chave C, nesta segunda (30), contra Forquilinha, às 17h, também na SER Marisol.
—
Xadrez
—
A modalidade mais vitoriosa para Jaraguá do Sul no primeiro dia de disputas foi o xadrez. Nas modalidades Blitz e Rápido, disputado em vários tabuleiros, os jaraguaenses conquistaram seis medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze. Gabriela Vercino e Gustavo Postein Doge, no Blitz, subiram no lugar mais alto do pódio. Matheus Wiltner ficou com a prata no Rápido. Já Cibeli Schulz, nas duas categorias, e Camille Christina, no Rápido, foram os medalhistas de bronze.