Trinta e duas equipes iniciaram a disputa do 34º Campeonato Varzeano de Jaraguá do Sul. Destas, só oito continuam sonhando com o “Troféu Raul Valdir Rodrigues”, além da premiação em troféu e medalhas do evento promovido pela Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME). Dos dezesseis times que seguiam na disputa, oito ficaram pelo caminho no último sábado, dia 21 de maio, quando foi realizada a terceira – e última – rodada da segunda fase do certame.
No Grupo I, em duelo de equipes já classificadas, o Atlético Independente venceu o Operário/Rotabela/Sipar por 3 a 0, no campo do Rio Molha, e terminou como líder da chave. Já no Estádio Guilherme Tribess, o STB se despediu da competição com uma vitória por 1 a 0 sobre a Sociedade Barra/Prática Contabilidade, que não somou nenhum ponto nesta etapa.
No Grupo J, o Internacional Jaraguá goleou o Nacional por 4 a 0, no Rio Molha, mas acabou sendo eliminado da competição, já que no outro confronto da chave, o Rangetti Mat. de Construção/Posto Vicenzi empatou em 2 a 2 com o já classificado Supermercado Brandemburg/Dutra Água, no campo da Vila Lalau, e garantiu a classificação.
No Grupo K, a Kiferro manteve os 100% de aproveitamento no Varzeano ao bater o Levante por 4 a 1, na Vila Lalau, confirmando a primeira colocação da chave e eliminando o adversário da disputa. A segunda vaga ficou com o Grêmio Garibaldi, que chegou aos quatro pontos ao empatar em 1 a 1 com o Atlas, no Estádio João Lucio da Costa, o campo do João Pessoa.
Por fim, no Grupo L, a Tecnopan/ABF Mecânica avançou como líder da chave ao aplicar uma goleada sobre a Ponte Preta/Radar Auto Peças por 6 a 0, no João Pessoa. Já no Guilherme Tribess, em jogo apenas para cumprir tabela, o Society Nereu Ramos levou a melhor sobre o Pet Cursos, pelo placar de 4 a 1.
A terceira fase do torneio tem seu início previsto para o dia 4 de junho. As oito equipes restantes foram agrupadas em duas novas chaves, onde jogam em turno único para apontar os quatro semifinalistas. A Chave M é composta por Atlético, Grêmio Garibaldi, Supermercado Brandemburg e Ponte Preta. Enquanto isso, a Chave N contará com a Kiferro, Operário, Ranguetti e Tecnopan.