Connect with us

Futebol Americano

Football: Breakers conta com novo time feminino de Flag Football

Que o futebol americano tem caído nas graças do brasileiro não é novidade. A cada ano, cresce e muito o número de novos apaixonados pelo esporte. No entanto, algo que vem chamando a atenção nas últimas temporadas é o crescimento do público feminino. E apostando nesta paixão das mulheres pelo esporte da bola oval, que a diretoria do Jaraguá Breakers montou sua primeira escola feminina de Flag Football, modalidade similar ao futebol americano.

Segundo o presidente do clube, Everton Gnewuch, a ideia de lançar uma equipe para mulheres era um sonho antigo da diretoria, que, enfim, pôde virar realidade. “Já tem um tempo que queríamos colocar isso em prática, mas sempre fomos cautelosos por inúmeros fatores. Levamos um tempo para amadurecer e no início deste ano começamos a conversar sobre isto e resolvemos abraçar a ideia, porque temos muitas mulheres interessadas pelo esporte”, disse. Denominado de ‘Breakers Flag Football’, o time já conta com 14 integrantes fixas, além de convidadas que comparecem nos treinos, que acontecem todos os sábados, das 15h às 17h, na antiga recreativa Breithaupt, local onde será a nova sede da Faculdade Jangada, a IESC, na Rua Albino Odorizzi, Bairro Estrada Nova.

De acordo com Gnewuch, a intenção é que o grupo tenha 30 meninas até o fim do ano para que a modalidade ganhe ainda mais força no Estado junto a Federação Catarinense e seja criada uma competição feminina, em 2017, uma vez que o Timbó Rex e Joinville Gladiators também já deram início ao projeto. Quem tiver o interesse de fazer parte da equipe, basta entrar em contato com o coach Giovane Takanage, através do email [email protected]  ou pelo facebook do clube. Não é cobrada mensalidade e para participar dos treinamentos, as atletas devem ter acima de 9 anos e estarem munidas de chuteira, calça e meião.

Para quem não conhece, o Flag Flootball é uma versão muito parecida do futebol americano, mas ao invés de derrubar o adversário, o defensor deve retirar uma fita (Flag) presa ao cinto para parar o avanço do rival. O esporte foi desenvolvido para minimizar lesões que o Football poderia trazer, bem como baratear a prática do esporte, cujos equipamentos acabam sendo caros. A modalidade pode ser disputada em cinco estilos: 4×4, 5×5, 7×7, 8×8 e 9×9. Em Jaraguá do Sul, assim como no resto do país, é jogado o 5×5, no qual não há contato entre os atletas. “Não tinha muito conhecimento do esporte e fiquei sabendo mais pelo meu namorado que joga no time masculino. Está sendo muito legal e dá para notar a evolução de todo mundo desse o início dos treinos. Esperamos que mais meninas venham treinar com a gente para que ano que vem, quem sabe, possamos disputar algum campeonato”, destacou a quarterback do Breakers, Marcela Ribas Hinkeldey.

More in Futebol Americano