Connect with us

Hóquei

Hóquei: Em busca do quarto título, Aliens disputa mais uma edição do Campeonato Catarinense

Não é somente no futsal, futebol, basquete, vôlei, entre outros esportes populares, que a cidade de Jaraguá do Sul se destaca por formar equipes campeãs. Em uma modalidade ainda pouco difundida no Vale do Itapocú, um time do município desponta no cenário estadual e faz os últimos preparativos para buscar mais um título em sua história: o Aliens Roller Hockey.

Fundado em 2001, sucedendo a extinta ‘Cromossomos’ (esta criada em 1996), a equipe de hóquei sobre patins compete entre os dias 5 e 6 de novembro, na cidade de São José, em mais uma edição do Campeonato Catarinense, no qual busca o seu quarto troféu de campeão – as outras conquistas foram nas temporadas 2002, 2003 e 2004. “Estamos com um time muito bom e nossa expectativa é das melhores possíveis. Todos os nossos adversários são muito fortes e não vamos ter vida fácil, mas acreditamos muito em mais um título para nosso time”, disse o presidente e atleta Lucas Ortiz.

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

No total, serão seis equipes participantes no Estadual. Além do Aliens, correm atrás do título o Vento Sul ‘A’ (Florianópolis), Vento Sul ‘B’ (Florianópolis), Canibais ‘A’ (Chapecó), Canibais ‘B’ (Chapecó) e Vikings (Florianópolis), que se enfrentam todos contra todos na primeira fase, até serem definidos as posições que avançam para as disputas da final, 3º e 4º lugar e 5º e 6º lugar. Para esta competição, o time jaraguaense conta com um elenco formado 18 atletas, sendo 11 de Jaraguá do Sul, 5 de Joinville e outros 2 de Blumenau. “A nossa preparação vem sendo muito boa. Com a mescla de jogadores destas três cidades conseguimos montar um grupo muito forte. Sabemos que as outras equipes também se preparam bem, mas esperamos sair de lá com o título”, destacou o goleiro Marcos Luan.

Em busca do reconhecimento

Apesar dos títulos conquistados até hoje e ser considerado uma das maiores potencias do hóquei no Estado, o Aliens busca um maior reconhecimento fora das quadras. Atualmente, a equipe não possui nenhum patrocínio e os próprios atletas investem na inscrição de campeonatos e custos com aluguel de quadra, equipamentos, hospedagem e alimentação nas viagens. Segundo o gerenciador Lucas Ortiz, quem tiver o interesse em patrocinar a equipe basta entrar em contato pelo telefone (47) 96281801. O clube ainda convida os interessados em conhecer o esporte e participar de um treinamento junto com o time, que acontecem aos sábados, das 15h30 às 17h30, na AABB. Com equipamentos disponibilizados pelo clube, os interessados só precisam estar munidos de patins.

Histórias e títulos

A história do hóquei em Jaraguá do Sul começou em 1994, mas foi somente dois anos depois que a cidade teve seu primeiro time no esporte, intitulado de “Cromossomos”. Após participar de diversos campeonatos durante três anos, a equipe encerrou suas atividades, em 1999, pelo fato de não ter reposição para os jogadores que deixavam de praticar o esporte. De 1999 a 2001, o hóquei ficou perdido na cidade, mesmo com novos jogadores praticando, mas todos em grupos isolados. Até que em meados de 2001, vários atletas se reuniram e resolveram montar um novo time: o Aliens Roller Hockey. De lá para cá, a equipe já conquistou o título de três Campeonatos Catarinenses, um Interestadual (Paranaense/Catarinense, em 2012) e uma Copa Amizade (2014), além de ficar entre as principais colocações em outras edições do Estadual, Interestadual e Taça Cidade de Curitiba.

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Regras

Como no futebol, o objetivo no hóquei é fazer o gol. O jogador pode utilizar toda a quadra, inclusive atrás do gol, para se movimentar. O puck (disco) só sai do jogo quando vai parar na arquibancada e o jogador ainda pode arremessá-lo nas bordas do campo. O gol só é válido se for feito com o stick (taco), embora ajeitar o puck com os pés seja válido durante a partida. Se o atacante de um time bater no puck com o stick, acertando o pé da defesa adversária e entrar, o gol também é validado. A quadra oficial mede 60m x 30m, mas o esporte pode ser praticado em pistas de 40m x 20m. A superfície tem de ser plana e lisa e não há um material específico – pode ser de madeira, cimento ou de um PVC especial. O ideal é que a quadra tenha cantos curvos para facilitar o trajeto do puck.

Cada time é formado por, no mínimo, seis jogadores e um goleiro e, no máximo, 16 jogadores, com um ou dois goleiros incluídos. Em quadra, ficam somente quatro patinadores e o goleiro. Assim como no Futsal, a troca de jogadores é constante e não precisa haver uma parada no tempo para que a troca aconteça. Ao todo, são quatro períodos de 10 minutos. Há dois intervalos de dois minutos (entre o 1º e o 2º períodos e entre o 3º e o 4º períodos) e um intervalo de 10 minutos (entre o 2º e o 3º períodos).

Atletas do atual elenco

Marcos Luan – Goleiro

Alan Zimmermann – Atacante/Defesa

Dhiogo Zimmermann – Atacante/Defesa

Evertom Costa – Atacante

Lucas Borquezan – Atacante/Defesa

Lucas Ortiz – Atacante/Defesa

Michael – Atacante

Henrique Menestrina – Atacante/Defesa

Rafael Bretkze – Atacante

Savio Muller – Atacante

Rafael Maschio – Atacante

Angelo Bracht – Atacante/Defesa

Fábio Queiroz – Atacante/Defesa

Fabio Flãen Tadaieski – Atacante/Defesa

Gustavo Kilpp – Atacante/Defesa

Luis Silva – Goleiro

Marcelo Atsushi Yoshida – Atacante/Defesa

Renato C. Guidugli- Atacante

More in Hóquei