Considerada a maior festa de atiradores do Brasil, a 28ª Schützenfest que teve início na noite de quinta-feira (10), em Jaraguá do Sul, abre espaço para uma modalidade que vem ganhando cada vez mais praticantes nos últimos anos. A partir das 15h deste sábado (12), o evento recebe a segunda edição do Campeonato de Arco e Flecha Tradicional e Tiro Instintivo, que irá reunir arqueiros amadores da região e de todo Estado.
Até o momento, 12 pessoas já confirmaram presença na competição, que tem suas inscrições gratuitas e abertas ao público com idade superior a 14 anos. Os interessados em participar devem efetuar suas adesões até meia hora antes do início das provas, além de estarem munidos com os equipamentos utilizados para a prática do esporte, no caso arco e as flechas. Em uma distância de 9m, cada arqueiro terá direito a três tiros e com a pontuação marcada no alvo, será efetuada uma somatória que resultará em uma chave, sendo estabelecida em um formato de mata-mata com oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. A premiação será revertida em medalhas do campeão ao terceiro colocado.
Segundo o organizador do evento e praticante da modalidade, Kamran Parham Fard, o principal objetivo da competição é difundir ainda mais o esporte na região e congregar os arqueiros para uma disputa amistosa, visando a criação de amizades e a troca de experiências. “Espero que as pessoas procurem o arco e flecha, se sintam a vontade em buscar informações e praticar o esporte. O nosso arqueirismo está conquistando espaço e é bastante difundido na Europa, USA, Ásia e Oriente Médio como uma categoria padrão, porque você depende exclusivamente do teu conhecimento interno, habilidade e precisão para efetuar o disparo e ter uma repetitividade no resultado. Então podemos acompanhar um crescimento interessante nos últimos anos sendo impulsionado pelo apelo da mídia e influência internacional”, disse.
Conheça o Esporte e o grupo Archers of Catarina
O tiro com arco e flecha é uma modalidade praticada desde a época medieval, onde comunidades se encontravam e utilizavam suas ferramentas de caça e defesa pessoal (no caso o arco) para o aprimoramento de suas habilidades e também para decidir quem seria o campeão dentre todos seus praticantes. Esta modalidade de tiro (Tradicional e Instintivo), difere das tecnologias e técnicas dos tempos modernos, pois não utiliza qualquer tipo de mira, estabilizadores ou acessórios que automatizem o processo de acertar o alvo. O disparo é puramente realizado pelo arqueiro, que conta basicamente com o arco (geralmente feito com madeira ou materiais equivalentes) e suas flechas. Quem tiver interesse em começar no esporte, basta entrar em contato com o pessoal do grupo no Facebook, Archers of Catarina, que se dispõem a dar dicas de quais materiais comprar, onde e também os locais para praticar. Este grupo é composto 20 arqueiros de todas as idades, que estão abertos para receber novos membros.