Connect with us

Olímpicos

Tiro Esportivo: Medalhista olímpico conhece a Schützenfest

A 28ª Schützenfest recebeu uma visita ilustre na noite de segunda-feira (14). Considerado um dos maiores atiradores do mundo e responsável por conquistar a primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, Felipe Wu marcou presença na festa, onde fez demonstrações de tiro e atendeu o público. Mesmo não sendo sua especialidade, Wu esbanjou habilidade com a carabina, perfurando milimetricamente o centro dos alvos.

Com passagens por Jaraguá do Sul para disputar algumas etapas do Campeonato Catarinense nas últimas temporadas, esta foi a primeira vez em que o atirador veio ao município para conhecer a Schützenfest. “Por ser a maior festa de atiradores do Brasil eu já tinha ouvido falar do evento e sempre quis conhecer. Recebi o convite dos organizadores e aceitei. Estou gostando bastante e espero voltar outras vezes”, disse Wu, que entrou no clima da festa e se vestiu com traje típico alemão, ao lado da esposa Rosane Ewald.

Segundo o medalhista de prata na pistola de ar 10 metros nas Olimpíadas, o encontro também foi importante para promover a integração entre o tiro esportivo e o tiro recreativo, além da oportunidade de difundir ainda mais o esporte no país. “Temos um grande problema no nosso esporte que é o preconceito das pessoas. Aqui no Sul isso não existe muito pela cultura alemã e italiana ser muito forte. Mas no resto do Brasil, o preconceito é muito forte. Então com essa interação com o público e através das conversas estamos tentando mudar isso”, destacou.

Para Felipe Wu, a medalha conquistada no Rio de Janeiro também ajudou a mudar o pensamento de algumas pessoas e a tendência é que o tiro olímpico cresça no Brasil. “Com certeza aumentou a visibilidade do esporte. Ainda é muito recente e o fato de mudar não depende apenas de uma conquista. Mas só pelo esporte ter se tornado mais visível ajudou bastante e isso é um passo importante. Esperamos que só evolua daqui para frente e as entidades apoiem ainda mais a modalidade”, finalizou Wu.

 

More in Olímpicos