Há seis anos, algumas crises de depressão e a luta contra a balança mostraram a Alexandre Innocenti Ortiz que algo precisava ser revisto na sua vida. Na época com 30 anos, o representante comercial sofria com as noites mal dormidas e a alimentação nada saudável. Hoje, com mais de 15kg perdidos e um estilo de vida completamente diferente, ele está na sua reta final de preparação para disputar seu primeiro Ironman internacional.
Ao lado do amigo Charles Dellanoce, o jaraguaense integrante da equipe LifeWell, representa o município no Ironman de Cozumel, no México, uma prova de triathlon de longa distância, que será realizada no próximo domingo, dia 27 de novembro. Idealizado no ano de 1974, nos Estados Unidos, a competição é composta por 3,8km de natação no mar, 180,2km de ciclismo e 42,2km de corrida, com um tempo limite de 17 horas.
Após participar das edições do Ironman em Fortaleza (2014) e Florianópolis (2015), Ortiz admite uma certa ansiedade em competir fora do país. “Em qualquer esporte, sair para uma prova internacional é muito bacana. E para nós do triathlon, que poucos conhecem, é mais importante ainda pelo fato da divulgação do esporte. Jaraguá do Sul é uma cidade que tem alguns triatletas e fico feliz em poder participar de mais um evento tão grandioso como este. Estou muito ansioso e não vejo a hora de chegar o grande dia”, disse.
Desde o mês de fevereiro se preparando especialmente para esta prova, Ortiz tem o objetivo de completar o percurso em 11h30min. “Prova de Ironman é resistência e para chegar ao pódio tem que se abdicar de muitas coisas. No caso de um atleta amador como eu, carregamos um objetivo pessoal e motivacional para os próximos e já vou ficar muito contente se conseguir fechar a prova em 11h30min”, destacou.
Há três anos acompanhado pelo técnico Lucas Fliegner Gonçalves, o triatleta intensificou os treinamentos nos últimos dois meses e encarou atividades diárias em dois turnos. Esforço, que segundo ele, é recompensador depois de todos os obstáculos superados na vida. “Descobri no Ironman um objetivo de vida, que é me deixar sempre em movimento. Isso me deixa feliz para trabalhar e cuidar dos meus filhos. O esporte e o Iron só me trouxe amigos. Se me perguntarem o significado de Ironman, eu digo que é vida”, finalizou.