
Das 39 equipes que iniciaram, ainda no mês de setembro, a corrida atrás do título do Campeonato Peladão, o Aberto de Futsal de Jaraguá do Sul, apenas duas seguem com chances. E ao final da noite deste sábado (3), apenas uma terá a honra de levantar o troféu do evento promovido pela FME. A única certeza é que o certame terá um campeão inédito, já que Galácticos/Estopack e Raça nunca venceram a disputa, que completa dez anos de história nesta temporada. A grande de decisão acontece às 19h, no Ginásio do Sesi.
Nos números, o Galácticos leva uma pequena vantagem, ao obter 100% de aproveitamento nos seis jogos realizados. O Raça também disputou seis partidas, somando cinco vitórias e um empate (83% de aproveitamento), além de ter a equipe mais positiva no quesito defesa, com 13 gols sofridos, contra 15 do time do Galácticos. Porém, o ataque do time de Xoxo e Renatinho, ex-atletas do Jaraguá Futsal, é mais eficiente, com 35 tentos anotados, contra 33 da equipe azul e preta.
Desde o início da competição sendo apontado como um dos grandes favoritos ao título, o Galácticos/Estopack confirmou as expectativas e chegou a final com a melhor campanha do Grupo J na primeira fase, passando posteriormente nas eliminatórias por União da Vila, Fúria, Baumann – até então atual campeão -, e Floricultura Ravenalla/Cativa – vice de 2015 -, este último derrotado na semifinal disputada na noite de quinta-feira (1), pelo placar de 4 a 3. “Estamos confiantes no título por ter ganhado todos os jogos até agora. Sabemos da qualidade do nosso time, mas no futsal quem estiver melhor e colocar a bola para dentro vai sair campeão. Por isso, temos que respeitar o adversário”, disse o ala Zé.

Surpresa do campeonato, time do Raça mostra confiança na busca pelo título. (Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!)
Já o time do Raça aparece como a grande surpresa desta edição do campeonato. Depois de avançar com a segunda colocação da Chave M na fase classificatória, a equipe foi crescendo no mata-mata ao eliminar o JC Acabamentos, Bar Ávila, Titãs e, por fim, derrubando o favoritismo do Roma/KSDM/Duplanet/Ex-Astros na semifinal, com uma vitória por 3 a 2, na última quinta. “Montamos o time e não esperávamos chegar até a final. Então mostramos o quanto essa equipe é guerreira. Sabemos a força e qualidade do elenco do Galácticos, mas jogo é jogo, e acreditamos no título”, afirmou Sullivan, artilheiro do torneio com dez gols.
Na preliminar da final, às 18h, Floricultura Ravenalla/Cativa e Roma/KSDM/Duplanet/Ex-Astros decidem o terceiro lugar da competição. A entrada para os dois jogos é franca. De momento, o naipe masculino do Peladão apresenta uma média de 6,5 gols por partida, com 446 tentos anotados em 68 jogos.
