Connect with us

Judô

Especial Olesc: Objetivos traçados no Karatê e Judô

Com projetos consolidados nas categorias de base, o judô e o karatê serão outros representantes de Jaraguá do Sul na 16ª Olímpiada Estudantil Catarinense (Olesc), que será realizada entre os dias 16 e 21 de dezembro, na cidade de Caçador. Ambas as modalidades contarão apenas com atletas do naipe masculino e chegam a competição buscando medalhas individuais, além de servir como preparação para futuros compromissos das equipes.

Comandados pelo professor Cláudio Marcelo de Almeida, os três atletas do judô que irão representar Jaraguá na Olesc são oriundos do trabalho de base desenvolvido desde 2009 no município, que tem sua sede atualmente na Associação Seidô-Kan. Mesmo com uma equipe menor em relação ao ano passado, reduzida de cinco para três judocas, a expectativa é boa em trazer medalhas na bagagem. Segundo Cláudio, os jaraguaenses não possuem chances de subirem ao pódio geral da modalidade pelo número baixo de integrantes, mas a motivação é alta em conquistar medalhas individuais nas três categorias em disputa. “Nossos atletas chegam fortes e vão brigar por medalhas. Nossa preparação vem de um longo tempo e neste ano começamos a estruturar dentro deste grupo o que nós tínhamos para a Olesc. Pela coincidência de peso, tivemos que fazer uma seletiva e selecionamos três atletas que vão dar o máximo para colocar uma medalha no peito”, afirmou.

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Já no Karatê, a equipe da casa se apega ao bom desempenho de alguns atletas no Estadual para garantir resultados positivos na Olesc. Depois de apresentar uma evolução incrível da edição de 2014 para 2015 dos jogos, subindo da 17ª para 3ª colocação geral no masculino, a modalidade sofreu uma baixa de pouco mais de 50% no número de participantes na competição estadual e vai para Caçador, com apenas seis atletas das categorias de base. Com isto, o professor Abílio Júlio da Costa destacou que o objetivo inicial é colocar cada carateca entre os seis melhores de suas respectivas categorias. “Ano passado fomos muito bem, até porque estávamos com uma equipe mais de rendimento. Em 2016, com atletas da base, vamos para pegar experiência, visando os próximos anos. Pode haver surpresa de conquistar alguma medalha, mas primeiro vamos tentar ter boas colocações, esse é o nosso propósito”, disse Abílio.

Atletas e categorias do judô:

Matheus Sgarbi (até 55kg)

Renan Felipe da Rocha Griebeler (até 60kg)

Anselmo Augusto dos Santos (até 73kg)

Atletas e categorias do karatê:

Elias Kadu Rosa (até 45kg kumite)

Marcos Henrique Felipe (até 50kg kumite)

Juan Eduardo Leão Lima (até 50kg kumite)

Alvaro Luiz Sebolt (até 55kg kumite)

Mateus Bez Neves (até 60kg kumite e kata)

Guilherme Augusto Oliveira (até 75kg kumite)

More in Judô