Connect with us

+ Esportes

Boletim Olesc: Xadrez e BMX conquistam medalhas para Jaraguá do Sul; Vôlei masculino decide o ouro

Saíram mais quatro medalhas para a delegação jaraguaense durante o 3º e 4º dia de disputas da 16ª Olímpiada Estudantil Catarinense (Olesc), que tem seu encerramento nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, na cidade de Caçador. Após as cinco medalhas conquistadas nos primeiros dias da competição, o ‘Time Jaraguá’ colocou mais quatro atletas no pódio, sendo uma de prata no ciclismo – BMX e três de bronze (uma no xadrez e duas no karatê). Com isso, o município já soma nove medalhas, com duas de prata e sete de bronze.

Nas modalidades coletivas, destaque para o vôlei masculino que é o único time da casa com possibilidades de título. Basquete nos dois naipes disputam o bronze, enquanto o futsal masculino e vôlei feminino acabaram caindo nas quartas de final e não brigam por pódio, bem como o tênis de mesa na categoria Individual. Vale lembrar que a competição poliesportiva estadual reúne cerca de três mil atletas com idade de 13 a 16 anos, que disputam um total de 13 modalidades. O grupo de Jaraguá do Sul é composto 130 pessoas (atletas, dirigentes e apoio), competindo nas modalidades de Atletismo (Masculino/Feminino), Basquete (M/F), Ciclismo (M), Futsal (M), Judô (M), Karatê (M), Tênis de Mesa (M), Voleibol (M/F) e Xadrez (M/F).

Basquete (M/F)

Depois de um início arrasador no fim de semana, o basquete jaraguaense manteve o embalo na segunda-feira (19) e os 100% de aproveitamento, em ambos os naipes. No feminino, a equipe comandada pelo treinador Júlio César Patrício venceu Porto União por 57 a 38 e avançou à semifinal como líder do Grupo C, enquanto o masculino bateu Videira por 60 a 56 e fechou a participação na primeira fase também no topo da Chave A, com três triunfos.

Já na terça-feira (20), as meninas deram adeus às chances de ouro ao serem superadas por Campos Novos na prorrogação, pelo placar de 51 a 45. Agora, a equipe disputa o bronze, nesta quarta-feira (21), às 9h30, contra Porto União. Sob o comando de Paxá Stange, o time masculino teve a mesma trajetória e depois de vencer Concórdia por 54 a 49 nas quartas de final, realizada pela manhã, os jaraguaenses caíram na semi no período da tarde, com a derrota para Florianópolis por 62 a 52. A briga pelo bronze será nesta quarta, às 10h, diante de Joinville.

Ciclismo – BMX (M)

Bicicross terceiro geral Olesc 2016Sem nenhum pódio conquistado no ano passado, o grupo de Ciclismo – BMX, de Jaraguá do Sul, saiu comemorando na atual edição do evento. Em disputas acirradas, a equipe jaraguaense de bicicross somou 20 pontos na segunda-feira e garantiu um troféu de terceiro lugar geral no masculino, atrás do octacampeão consecutivo Criciúma, com 99 pontos, e do vice Joinville, 32. Destaque para a medalha de prata de Josué André Herculano. Além dele, Lucca Schiestl Hakenhaar quase pegou pódio ao ficar na quarta colocação, com Lucas Alves Monteiro em sétimo e Guilherme Gustavo Boder na nona posição. Victor Antonio Pincegher não completou a prova.

Karatê (M)

Dos seis caratecas que representaram Jaraguá do Sul, dois deles trouxeram medalhas na bagagem. No único dia de lutas da modalidade, que aconteceu nesta terça-feira (20), Álvaro Luiz Mashin e Guilherme Augusto de Oliveira faturaram o bronze nas categorias Kumite até 55kg e +70kg, respectivamente.

Álvaro Luiz Mashin (E) garantiu o bronze no Kumite até 55kg

Álvaro Luiz Mashin (E) garantiu o bronze no Kumite até 55kg

Futsal (M)

A primeira fase foi perfeita. Foram duas vitórias em dois jogos no fim de semana e liderança isolada da Chave C. Mas depois da folga na segunda, os comandados de Luís Dalprá acabaram sendo eliminados nas quartas de final do futsal masculino. Nesta terça-feira, a equipe jaraguaense perdeu nos pênaltis para Fraiburgo, após um empate em 3 a 3 no tempo normal, e piorou a campanha do ano passado, quando ficou com o bronze.

Tênis de Mesa (M)

O objetivo era estar entre os três melhores colocados no masculino, mas o tênis de mesa jaraguaense se despediu da competição sem nenhuma medalha. Depois de não passar pela primeira fase na categoria por Equipes, no sábado (17), e cair nas quartas de final das Duplas, no domingo (18), os meninos treinados por Volnei Nass também foram eliminados nas quartas, no Individual. Na última segunda-feira, os mesatenistas da casa foram líderes da Chave A com as vitórias sobre Campos Novos (3×0) e Concórdia (3×1), mas perderam para Joinville por 3 a 0 no mata-mata e fecharam a trajetória na Olesc.

Voleibol (M/F)

Depois de vencer dois adversários no fim de semana, o voleibol feminino conheceu a primeira derrota na segunda-feira, quando foram superadas pelo Brusque por 3 sets a 0 (parciais de 21/25, 20/25 e 14/25), ficando em segundo lugar da Chave A. Na terça-feira, as meninas comandadas por Tati Altini encaminharam a vaga na semifinal ao vencer os dois primeiros sets sobre São Bento do Sul (25/22 e 25/17), mas sofreram uma virada incrível nas últimas parciais (20/25, 21/25 e 12/15) e pararam nas quartas de final.

Já o masculino, que atua sob o comando de Luiz Carlos ‘Kadylac’, é a única modalidade coletiva de Jaraguá do Sul com chances de conquistar uma medalha de ouro. Depois de garantir a liderança da Chave C na fase classificatória, com o triunfo para cima do Tubarão por 3 sets a 0 (25/18, 25/16 e 25/15), na segunda-feira, os meninos voltaram à quadra nesta terça. No início da tarde, vitória sobre Rio do Sul por 3 a 0 e passaporte assegurado para a semifinal, disputada à noite. Na briga por uma vaga na decisão, os jaraguaenses foram superiores a Joinville e venceram o adversário por 3 sets a 1 (25/22, 25/20, 24/26 e 25/13). Agora, o duelo valendo o título será nesta quarta-feira, às 11h, contra Braço do Norte.

Xadrez (M/F)

Depois do fim de semana com quatro medalhas, sendo duas na categoria Blitz e outras duas no Rápido, o xadrez colocou mais um atleta no pódio nesta semana. Na segunda-feira, a equipe completou a terceira e quarta rodada do Pensado, com vitórias no masculino sobre Itajaí e Blumenau por 3 a 1, e um triunfo no feminino contra Itajaí por 4 a 0, além de uma derrota para Fraiburgo por 3 a 1.

Camile Wiltner (D) ficou com o bronze no tabuleiro individual do Pensado

Camile Wiltner (D) ficou com o bronze no tabuleiro individual do Pensado

Já nesta terça-feira, os meninos empataram em 2 a 2 com São Bento do Sul pela quinta rodada e perderam para Criciúma por 2,5 a 1,5, na sexta rodada. A sétima e penúltima etapa ocorre nesta quarta-feira, contra Fraiburgo. Enquanto isso, as meninas também foram derrotadas para Criciúma por 3,5 a 0,5, encerrando a participação na Olesc com o nono lugar no Pensado, mas com uma medalha de bronze conquistada por Camile Wiltner, no tabuleiro individual da categoria.

More in + Esportes