Connect with us

+ Esportes

Boletim final Olesc: Jaraguá do Sul fecha competição em sexto lugar geral

O ‘Time Jaraguá’ encerrou sua participação na 16ª Olímpiada Estudantil Catarinense (Olesc), que aconteceu entre os dias 16 e 21 de dezembro, na cidade de Caçador. No total, saíram 24 medalhas, sendo uma de ouro, 10 de prata e 13 de bronze. Nos troféus, foram cinco: duas de prata (no voleibol masculino e natação feminina) e três de bronze (basquete feminino, xadrez masculino e ciclismo -BMX).

No geral, o município terminou a competição na 17ª colocação no quadro de medalhas, em 15º no quadro de troféus e 6º no quadro final de pontos (37 no total), que definiu Joinville como a grande campeã da disputa pela sétima vez, seguido por Blumenau e Itajaí. Com 130 pessoas (entre atletas, dirigentes e apoio), a delegação jaraguaense teve um desempenho inferior ao ano passado, quando obteve 36 medalhas, sendo 8 ouros, 11 pratas e 17 bronzes fechando o evento na quinta colocação geral.

Vale lembrar que Jaraguá do Sul competiu nas modalidades de Atletismo (Masculino/Feminino), Basquete (M/F), Ciclismo (M), Futsal (M), Judô (M), Karatê (M), Natação (M/F), Tênis de Mesa (M), Voleibol (M/F) e Xadrez (M/F). “Esperávamos o desempenho um pouco melhor de algumas modalidades, mas brigamos por posições melhores e o trabalho de base continua sendo bem feito. Uma série de fatores fez com que os resultados não sejam aqueles esperados, mas no geral foi positivo e apesar de todas as dificuldades, mostramos que a base de Jaraguá do Sul é uma das melhores do Estado”, disse o coordenador de núcleos esportivos da Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME), Benhur Sperotto.

Confira o desempenho de cada modalidade:

Atletismo (M/F)

Com um total de 11 atletas, o grupo supervisionado pelo técnico Adriano Moras terminou a Olesc na 15ª colocação geral no masculino e 10º no feminino. A única medalha conquistada foi por Pâmela Fernandes Maria, que marcou 2,40 no salto com vara e ficou com a prata, atrás apenas de Morgana da Silva, de Criciúma, que fez 2,50, e à frente de Amanda Portela, de Joinville, com 2,30.

Pâmela Fernandes (E) ficou com a prata no salto com vara

Pâmela Fernandes (E) ficou com a prata no salto com vara

Basquete (M/F)

O Basquetebol feminino obteve a mesma campanha do ano passado e saiu do evento com a terceira posição. Após fechar a primeira fase na liderança da Chave C com duas vitórias, a equipe comandada pelo técnico Júlio César Patrício acabou dando adeus às chances de ouro ao serem superadas na semifinal por Campos Novos. Já na disputa do bronze, realizada nesta quarta-feira (21), as meninas venceram Porto União por 41 a 31 e garantiram o bronze.

basquete-olesc-2016

No naipe masculino, o time comandado por Paxá Stange não conseguiu defender o título conquistado em 2015. Após uma fase classificatória perfeita com 100% de aproveitamento, os meninos passaram por Concórdia nas quartas de final, mas perderam para Florianópolis na semi. Na briga pelo bronze, os jaraguaenses foram superados por Joinville por 51 a 38, nesta quarta, e ficaram fora do pódio.

Ciclismo – BMX (M)

Sem nenhuma medalha conquistada no ano passado, a equipe jaraguaense de Bicicross comemorou os resultados na atual edição do evento. Em disputas acirradas, a modalidade somou 20 pontos e garantiu um troféu de terceiro lugar geral no masculino, atrás do octacampeão consecutivo Criciúma, com 99 pontos, e do vice Joinville, 32. Destaque para a medalha de prata de Josué André Herculano.

Josué André Herculano (E) foi prata no BMX

Josué André Herculano (E) foi prata no BMX

Futsal (M)

Depois de 12 anos, o Futsal masculino ficou de fora dos quatro melhores colocados na Olesc. Pentacampeão do torneio e bronze no ano passado, o time comandado pelo técnico Luís Dalprá foi eliminado nesta temporada na fase quartas de final. A primeira fase foi perfeita. Foram duas vitórias em dois jogos e liderança isolada da Chave C. Mas no primeiro compromisso do mata-mata, a equipe caiu nos pênaltis para Fraiburgo, após um empate em 3 a 3 no tempo normal.

Karatê (M)

Dos seis caratecas que representaram Jaraguá do Sul, dois deles trouxeram medalhas na bagagem. No único dia de lutas da modalidade, que aconteceu na terça-feira (20), Álvaro Luiz Mashin e Guilherme Augusto de Oliveira faturaram o bronze nas categorias Kumite até 55kg e +70kg, respectivamente. Após o terceiro lugar geral no ano passado, desta vez a equipe ficou na nona colocação.

karate-olesc-2016

Natação (M/F)

Antecipado em relação às demais modalidades, a natação foi o único grupo que trouxe uma medalha de ouro para Jaraguá do Sul na atual edição da Olesc. Com as disputas realizadas nos dias 12 e 13 de novembro, em Palhoça, o naipe feminino apresentou grande desempenho na competição ao conquistar nove medalhas no total, sendo uma de ouro, cinco de prata e três de bronze.

Destaque para Marília Cato de Oliveira, campeã nos 100m costas, e bronze nos 200m medley e 50m costas. As outras medalhas vieram com Maria Fernanda Silveira, prata nos 50m e 100m borboleta, e Maria Eduarda Silveira que ficou com a prata nos 100m costas. Além disso, a equipe de revezamento garantiu a prata nos 4x100m medley e 4x100m livre. Os resultados colocaram as meninas jaraguaenses na vice colocação geral com 108 pontos, superando o terceiro lugar de 2015. Já os atletas do masculino não conseguiram subir ao pódio e repetiram a campanha do último ano ao ocupar a quinta posição.

Tênis de Mesa (M)

O objetivo era estar entre os três melhores colocados no masculino, mas o tênis de mesa jaraguaense se despediu da competição sem nenhuma medalha. Sob o comando de Volnei Nass, a modalidade foi eliminada nas quartas de final das categorias Duplas e Individual, e ainda na primeira fase por Equipes, fechando a Olesc em oitavo lugar geral. Em 2015, os meninos ficaram na sexta colocação.

Voleibol (M/F)

O sonho de subir ao pódio foi novamente adiado para o Voleibol feminino. Desde 2008 sem figurar entre as três melhores colocadas, a equipe treinada por Tatiana Altini igualou o desempenho do ano passado e caiu nas quartas de final. Após uma fase classificatória finalizada na segunda colocação da Chave A com duas vitórias e uma derrota, as meninas ficaram próximas de chegar as semifinais ao vencer os dois primeiros sets sobre São Bento do Sul no primeiro confronto de mata-mata, mas sofreram a virada por 3 a 2 e amargaram a eliminação.

volei-masculino-olesc-2016

Já o masculino esteve muito perto de levar o terceiro título da Olesc, o segundo consecutivo. Campeão no ano passado, a equipe comandada pelo técnico Luiz Carlos ‘Kadylac’ passou com tranquilidade na primeira fase ao triunfar nas duas partidas disputadas e posteriormente derrubou Joinville na semifinal. Porém, na grande decisão realizada na última quarta-feira (22), os meninos acabaram sendo superados por Braço do Norte por 3 a 0 (17/25, 20/25 e 22/25) e ficaram com a medalha de prata.

Xadrez (M/F)

O tão desejado ouro não veio, mas o Xadrez jaraguaense pôde sair orgulhoso da Olesc por ser a modalidade que mais conquistou medalhas ao município, ao lado da natação. Foram nove pódios, garantidos por duas pratas e sete bronzes. O grande destaque foi a equipe masculina que somou dois bronzes no Blitz (André Jordí Volkmann e Gustavo Doge), dois no Rápido (Matheus Wiltner e Gustavo Doge) e dois no Pensado (Lucas Piccoli e geral), categoria esta que ainda teve duas pratas (Marco Aurélio e André Jordí Volkmann). Com isso, os meninos subiram uma posição em relação a 2015 e terminaram o campeonato em terceiro lugar geral. Já o feminino caiu quatro posições e ficou em sétimo, tendo a enxadrista Camile Wiltner como a única medalhista ao levar o bronze, no tabuleiro individual do Pensado.

xadrez-masculino-olesc-2016

More in + Esportes