Connect with us

Futebol

Futebol: Promessas jaraguaenses passam em testes e são contratados pelo Internacional

Uma temporada se encerra, inicia-se outra, e uma coisa é certa: o esporte de Jaraguá do Sul segue revelando grandes talentos no esporte. Recentemente, o jovem Thayssan saiu do futsal para jogar no Grêmio, e, nesta semana, Alexei Patrício acertou com o Macaé para atuar na principal competição de basquete do país. Agora, mais dois atletas do município vem despontando no futebol e começam a trilhar seus primeiros passos em busca do sonho de se tornar jogador profissional.

Filhos do ídolo do Jaraguá Futsal e hoje coordenador da escolinha que leva seu nome, Xoxo, os meninos Hector, de 12 anos, e Herick, 11, passaram em testes realizados no Internacional de Porto Alegre e foram contratados em definitivo pelo clube gaúcho. Para conseguir a aprovação, os irmãos ficaram uma semana no Rio Grande do Sul executando uma série de avaliações com outras 120 crianças, supervisionadas por oito professores. E o talento dos jaraguaenses se sobressaiu, tanto que Hector foi o único aprovado na categoria sub-12, enquanto Herick passou na peneira juntamente com um atleta do Espirito Santo.

Os meninos ao lado do pai e ídolo do Jaraguá Futsal, Xoxo (C). (Foto: Piero Ragazzi/OCP)

Os meninos ao lado do pai e ídolo do Jaraguá Futsal, Xoxo (C). (Foto: Piero Ragazzi/OCP)

O interesse do Colorado surgiu ainda no ano passado, quando olheiros do clube estiveram em Balneário Camboriú para acompanhar a Supercopa, na qual os garotos se destacaram pela Escolinha Xoxo 10. “Sempre os ensinei a ter uma disciplina e respeito com os outros atletas, sem ser individualista, e eles despontaram justamente pelo trabalho coletivo. É tudo mérito deles. Estamos muito felizes e os meninos realizados. Para Escolinha Xoxo 10 também é muito bom, até porque dia 13 de março irá mais duas crianças e dia 20 outras duas para avaliações no Inter. Então para a visibilidade do projeto é muito importante, pois além de treinar essas crianças terão oportunidades”, disse Xoxo.

A apresentação da dupla está marcada para o dia 2 de março, no CT Parque Gigante, anexo ao Estádio Beira-Rio, e a ansiedade já toma conta dos meninos. “Os dois vivem do futebol desde pequeno e sempre acompanharam meus jogos quando eu era profissional. Eles já vieram com o dom para jogar e foram evoluindo com os treinamentos que iniciaram quando tinham apenas seis anos. Então a ansiedade deles para jogar no Inter é muito grande. Quando souberam que foram aprovados, já estavam angustiados em morar em Porto Alegre”, afirmou Xoxo.

Futuro em Porto Alegre

Com o projeto de escolinha consolidado na região, Xoxo irá acompanhar os filhos na apresentação para discutir as possibilidades da permanência dos garotos na base, já que num primeiro momento está descartada a mudança de toda família para capital gaúcha. “Foi uma notícia que nos pegou de surpresa, porque todos nossos projetos estão aqui (Jaraguá do Sul). Temos que conversar com a direção do Inter para ver o que podemos fazer, mas eles querem muito que os meninos disputem todas as competições do ano e vamos tentar viabilizar essa ida para eles poderem integrar as equipes de base”, declarou.

Apesar da pouca idade, o atacante Herick e o meia Hector vão se ambientando a sua primeira experiência em um grande clube do Brasil e já traçam seus objetivos iniciais no Internacional. “Quero muito que isso dê certo e vou me esforçar bastante para continuar jogando bem no Inter. Se for para escolher entre ficar lá (Porto Alegre) ou aqui, prefiro ir para o Inter”, disse Herick. “Foi bem legal e não foi fácil (os testes). Dei a vida no treino e consegui passar. Estamos muito felizes e queremos muito jogar no Inter”, destacou Hector.

More in Futebol