Connect with us

Ciclismo

Ciclismo: Revelação do downhill, jaraguaense lidera o ranking nacional

Ladeiras com rampas, pedras e buracos são obstáculos corriqueiros na vida de Kauana Thais Nunes. Apaixonada por perigo e adrenalina, a jovem de apenas 16 anos pratica desde 2015 o downhill, uma modalidade de mountain bike que explora as descidas em alta velocidade. E apesar da pouca idade e o curto período na modalidade, a jaraguaense que atualmente reside em Schroeder, vem se destacando no esporte ainda pouco difundido no país.

Em apenas dois anos de competições, ela já conquistou quatro títulos, com destaque para o sul-brasileiro de 2016, um vice-campeonato no brasileiro, e dois bronzes, sendo o principal deles no Open Shimano de 2015, um dos eventos mais importantes da América Latina. Com estes resultados expressivos, a atleta se tornou a grande revelação do downhill no país, ocupando a liderança do ranking brasileiro na categoria juvenil por duas temporadas consecutivas. “Fico muito feliz em ser líder do ranking. Hoje poucas meninas praticam o downhill e as que competem são muito boas. Então a satisfação é muito grande em poder conquistar tudo que consegui até hoje”, disse.

O gosto pelas duas rodas veio através do irmão, Jhony Feliphe Nunes, de 19 anos, que também compete e foi seu parceiro de treinos na chácara da família. Mas aquilo que era um hobby virou uma paixão, e, em 2015, Kauana passou a competir, se adaptando rapidamente a modalidade e mostrando todo seu talento nas pistas, contando sempre com o incentivo dos pais José Carlos e Maria Nunes. “A cada corrida ela vai pegando mais experiência. Mesmo a gente tendo um pouco de medo por ser um esporte radical, apoiamos e acompanhamos ela nas competições. A tendência é ela evoluir e se destacar ainda mais no esporte”, destacou José Carlos.

Agora, Kauana vem se preparando para os compromissos da temporada, com treinos realizados durante o fim de semana. Além das etapas dos campeonatos catarinense e paranaense, a ‘biker’ tem como foco principal as disputas do Open Shimano, que acontece no mês de junho, em Balneário Camboriú, e o Campeonato Brasileiro, marcado para junho, em Minas Gerais. “Estou confiante em manter a liderança do brasileiro. Meu maior objetivo é ser campeã, porque acabei levando um tombo no ano passado e acabei sendo vice. Então espero fazer uma boa prova lá para sair com o título”, declarou Kauana, ressaltando ainda seu maior sonho no esporte. “Pretendo ficar muito tempo no downhill, porque virou uma paixão. Tenho o sonho de correr fora do país. O Canadá é o maior centro da modalidade, onde estão os melhores atletas. Preciso evoluir e treinar muito ainda, mas vou me esforçar para um dia chegar lá”, afirmou.

Atleta busca patrocinadores

Apesar dos bons resultados conquistados até hoje e a liderança no ranking brasileiro, Kauana Nunes sofre com a falta de patrocinadores. De momento, o pai José Carlos vem bancando todos os gastos, mas para participar de todas as competições previstas para o ano, a atleta precisa de apoio para ajudar nas despesas, como viagens, alimentação, inscrições, manutenção e equipamentos para bicicleta. “Os custos são altos para tirar do próprio bolso. Uma bicicleta boa de downhill, por exemplo, custa mais caro que um carro e por enquanto só temos o ‘paitrocínio’. Então qualquer empresa que queira investir na Kauana é só entrar em contato conosco. Ela se dedica muito ao esporte e precisa de apoio para continuar competindo”, disse José Carlos. Interessados em colaborar com a jovem promessa do ciclismo podem entrar em contato pelo telefone (47) 98862-7163 ou 3370-8400.

More in Ciclismo