Connect with us

Basquete

Basquete: Jaraguaense é convocado para seleção brasileira master

Vestir a camisa da seleção brasileira, independente de qual seja a modalidade, é tratado como o ápice na carreira de um atleta. E um jaraguaense terá, pela primeira vez, a honra de representar o basquetebol nacional. Com toda uma vida dedicada ao esporte da bola laranja, Rafael Fernando Mueller foi coroado com a convocação para a disputa do Campeonato Mundial Master, que será realizado entre os dias 29 de junho e 10 de julho, na cidade de Florença, na Itália.

O chamado para integrar o time de 35 a 40 anos, veio após seu bom desempenho em duas competições recentes. No fim do ano passado, Mueller foi campeão pelo Rio de Janeiro no Brasileiro de Seleções. Mas foi no Campeonato Master de Caiobá, disputado no último mês de janeiro, no Paraná, que o atleta despertou a atenção da comissão técnica da modalidade. Defendendo a equipe do Segala’s, de Blumenau, ele foi o cestinha e melhor lance livre da competição, resultados que lhe garantiu um lugar na lista de selecionados duas semanas mais tarde.

Foto: Eduardo Montecino/OCP

Foto: Eduardo Montecino/OCP

Único catarinense da equipe, o jogador de 35 anos destacou que a convocação é mais um objetivo cumprido na sua carreira. “Aquele sonho da vida inteira em representar o Brasil, independente se é na categoria máster, está sendo realizado. Isso é o mais importante. É uma satisfação gigantesca e inexplicável receber essa oportunidade na seleção. Espero representar o nosso país e a nossa cidade da melhor maneira”, disse.

Até o momento, 34 seleções já confirmaram participação no torneio e o jaraguaense vem se preparando com três treinos durante a semana juntamente com o time adulto de Jaraguá, somado a um trabalho individualizado em academia com foco na parte física. “O Mundial é uma competição muito disputada, com a força das equipes europeias e o Estados Unidos que sempre chega forte por sua tradição e podendo ter astros que passaram pela NBA. Então acredito que será uma experiência única e estou me preparando forte para chegar bem fisicamente e tecnicamente”, destacou.

História dentro das quadras

A ligação de Rafael Mueller com o basquete vem desde pequeno. Ele iniciou sua trajetória como atleta no Colégio Evangélico Jaraguá, quando tinha apenas 13 anos. “Eu jogava futsal na época, mas já tinha mais de 1,90m de altura e o professor Ito (coordenador do projeto ‘A Bola da Vez’) me achou e pediu para treinar basquete. Foi quando me identifiquei bastante com a modalidade e decidir levar o basquete para o resto da minha vida”, explicou. Com a rápida adaptação ao esporte, Mueller se destacou em todas as categorias de base de Jaraguá do Sul até o Adulto, sendo campeão do JASC, em 2001.

Com o fim do projeto no ano seguinte, saiu para jogar em outros times do Estado, onde conquistou inúmeros títulos por Joinville, Brusque, Criciúma, Itajaí, Xaxim e Chapecó, além de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, ambos de São Paulo. Agora, irá fazer parte do projeto de reativação do basquete adulto de Jaraguá do Sul. Já como treinador, comandou toda a base jaraguaense e treinou as equipes menores de Joinville por dois anos. “Minha vida sempre foi e continuando sendo o basquete. Só tenho a agradecer todos que me deram oportunidade lá no começo da minha carreira e continuam dando até hoje, porque foram fundamentais para eu chegar até a seleção”, destacou.

More in Basquete