Connect with us

Futebol

Futebol: CFC Exchange realiza seletiva em busca de jovens da região para jogar futebol e estudar nos Estados Unidos

Conciliar esporte e educação é o sonho de muitos jovens espalhados pelo país. Agora, este objetivo pode se tornar realidade para muitos garotos de Jaraguá do Sul e região. No dia 26 de março, a CFC Exchange, empresa especializada em intercâmbio esportivo e educacional, promove uma seletiva de futebol para atletas que sonham em estudar e praticar futebol nos Estados Unidos. Criada no ano passado, a empresa busca se apresentar à população local e conceder novas oportunidades a jogadores de 16 a 24 anos, que tenham o interesse de passar um período na ‘Terra do Tio Sam’.

A ‘peneira’ será realizada no Estádio do Botafogo – casa do Sport Club Jaraguá, e é destinado para atletas profissionais ou amadores, que serão avaliados por três treinadores em atividades que se desenrolam durante todo o período matutino e vespertino. Os interessados podem efetuar suas inscrições através do site www.cfcexchange.com , e no dia da seletiva devem estar munidos de exame médico, calção e meia branca, chuteira e identidade. Para participar dos testes, haverá cobrança de uma taxa de R$ 200 e para os menores de 18 anos é obrigatório a autorização dos pais.

Natural de Seattle e residindo atualmente em Balneário Camboriú, Josh Chasan – um dos sócios da CFC -, de 23 anos, destacou que o objetivo da seletiva, além de apresentar os conceitos da empresa, é captar e trabalhar os garotos para que possam embarcar cada vez mais preparados rumo aos seus sonhos. “Queremos mandar jogadores para os Estados Unidos, porque ainda falta um pouco de estrutura para os clubes menores do Brasil. O que não falta aqui é o amor pelo futebol. Os atletas querem jogar e nós queremos dar essa oportunidade nos EUA para atuar em um clube bem estruturado, focando também fora do campo, na educação. Hoje, 99% dos jogadores não chegam ao nível profissional. Então queremos dar essa oportunidade de seguir esse sonho, mas também abrir uma porta para ter uma vida profissional depois do futebol”, disse o norte-americano.

Detalhes do intercâmbio

Esta é a primeira iniciativa criada pela CFC Exchange e Santa Catarina será o pioneiro. Antes de Jaraguá do Sul, a seletiva ocorre em Joinville (dia 25) e depois em Blumenau (1º de abril), com a ideia de expansão para outros Estados do país posteriormente. O atleta aprovado ganhará um intercâmbio com duração de 10 meses e jogará no Avalanche FC, clube fundado em maio de 2016, que fica na Califórnia do Sul, próximo a Los Angeles. Além disso, receberá todo suporte necessário, treinamento, alimentação, estadia e curso de inglês.

“Este tipo de intercâmbio vai ficar primeiro nas cidades menores, porque existem vários projetos como este em cidades grandes. Mas o nosso é diferente, porque o intercâmbio não é feito em faculdade e nossos jogadores vão para clubes semiprofissionais dos Estados Unidos para jogar toda semana”, afirmou Josh. “Os atletas não precisam saber inglês, porque vão aprender tudo lá. Vamos selecionar os melhores jogadores, ajudá-los a conseguir os vistos e fechar o contrato. Depois, é o clube quem vai arrumar a casa, alimentação, treinos e escola de inglês. Então é uma grande oportunidade que trazemos para estes jovens”, finalizou.

Visibilidade ao Leão do Vale

Além dos atletas que buscam o sonho de jogar e estudar nos Estados Unidos, a seletiva na cidade também será importante para o Sport Club Jaraguá. Segundo o presidente do clube, Valdemir da Silva, a negociação para ser sede da iniciativa surgiu através do técnico Gino, um dos avaliadores da ‘peneira’ e amigo pessoal do mandatário. Para ele, a parceria traz ainda mais visibilidade para imagem do Leão do Vale. “A importância é que o clube fica conhecido internacionalmente. Não esperávamos alguém do Estados Unidos vir aqui nos procurar para fazer um trabalho conosco e observando os nossos atletas e de outras cidades. Então o Sport Club Jaraguá só tem a ganhar com isto”, comentou Da Silva.

More in Futebol