Após a confirmação do técnico e atletas do Vôlei de Praia, outra modalidade de Jaraguá do Sul irá representar Santa Catarina no Campeonato Brasileiro Escolar. Destaques nos Jogos Estaduais do ano passado, as equipes feminina e masculina de basquete do Colégio Evangélico Jaraguá se encontram na reta final de preparação para o torneio nacional, que será realizado entre os dias 1º e 9 de abril, em Recife (PE).
Com uma base formada por 11 atletas que disputam todas as competições do Estado e da Fesporte (Olesc e Joguinhos Abertos) pelo Basquete Jaraguá, o time feminino comandado pelo técnico Julio César Patricio bateu na trave nos últimos dois anos ao ser vice-campeão do certame. Agora, o treinador que conta com cinco remanescentes destas campanhas no elenco espera outro desfecho para que a equipe conquiste o título e consequentemente a vaga ao Mundial Escolar, marcado para 27 de maio a 3 de junho, na cidade de Papeete, na Polinésia Francesa. “Vamos para Pernambuco esperando repetir os últimos bons resultados e uma busca de medalha. A vaga ao Mundial é um sonho que se tornará realidade com muito trabalho e comprometimento das atletas. Será o meu 8° campeonato brasileiro, cada um deles com uma satisfação diferente”, disse Patricio, ressaltando que São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro são seus principais concorrentes ao título.
Do outro lado, a equipe masculina do CEJ também será composta por 11 jogadores, que vem se preparando especificamente para o campeonato através de quatro treinos por semana. Mas para o técnico Rafael Fernando Mueller, a disputa por um lugar no pódio será muito complicada. “Sinceramente, a expectativa não é tão promissora para ganhar o título, porque esse campeonato é de 18 anos e não temos atletas com essa idade. Mas estamos nos preparando para dar o nosso melhor lá, independente do resultado, além de ser uma experiência única para os atletas por vivenciar uma competição nacional de alto nível”, destacou Mueller. “Nós vamos correr por trás, fazendo um trabalho humilde e colocando muita disposição na cabeça dos meninos para termos uma superação e, quem sabe, ser uma surpresa na competição”, completou.
Em ambos os naipes, todos os Estados serão divididos em chaves na primeira fase, no qual jogam entre si. Os melhores colocados de cada grupo disputarão a Série Ouro, que dá vaga ao Mundial somente para o campeão. Já os outros times continuarão jogando nas Séries Prata e Bronze.