
Após o lançamento do calendário de eventos esportivos na última sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMEL), de Jaraguá do Sul, abriu inscrições para o tradicional Campeonato Varzeano de Futebol, que chega a sua 35ª edição na atual temporada. As equipes interessadas têm até o próximo dia 5 de abril para baixarem o regulamento e a ficha de inscrição no link ocp.sc/varzeano e efetivarem suas adesões junto à SEMEL, anexa à Arena Jaraguá.
Serão duas novidades na competição deste ano. A primeira relacionada a fórmula de disputa, que terá os moldes de uma Copa do Mundo, com as equipes se enfrentando dentro de suas chaves na primeira fase, sendo que os melhores colocados avançam diretamente a segunda fase, que será disputada em sistema eliminatório, diferentemente das últimas edições, onde eram formados novos grupos até a terceira fase. Com isto, o certame se desenrola em um período mais curto, passando de quatro para pouco mais de dois meses. A outra inovação é na taxa de inscrição, que será cobrado apenas o valor de R$ 250, sem o adicional do cheque caução. Porém, quem não comparecer a partida e tiver o WO decretado, os jogadores desta equipe não poderão participar do Varzeano do ano seguinte, independentemente de qual time esteja inscrito.
Cada clube poderá relacionar até 22 atletas nascidos até 2000, desde que tenham domicílio civil ou trabalhem registrados em empresas de Jaraguá do Sul. Não será permitida a participação de atletas profissionais ou que tenham disputado (ou sido inscritos) em competições federadas de futebol de campo nos anos de 2016 e 2017, assim como os jogadores apenados pela Liga Jaraguaense de Futebol (LJaF) ou qualquer entidade municipal gestora do esporte da região da Amvali (Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, São João do Itaperiú e Barra Velha). “Apesar de ser um campeonato mais curto, o Varzeano não vai perder seu brilho. Temos que evoluir e se adequar a situação financeira que o município vem passando. Acredito que é um momento passageiro. Se for agrado de todos, podemos manter essa fórmula para os outros anos. A ideia é ter 32 equipes para o campeonato de 2017, que com certeza virá com muita força e será um sucesso”, disse coordenador de eventos, José Marcos Ranucci.
Lembrando que o atual campeão é o Atlético, que bateu o Brandenburg na decisão do ano passado, pelo placar de 2 a 1, levantando sua sétima taça (1993, 1994, 2000, 2002, 2005, 2007 e 2016), e se igualando a rival Kiferro como os dois maiores campeões do Varzeano.
