Connect with us

Capoeira

Lutas: Jaraguaenses são destaques no Mundial do Grupo Maculelê de Capoeira

Um sonho realizado. É com este sentimento que três capoeiristas de Jaraguá do Sul retornaram ao município, na última segunda-feira (24), após participarem do Campeonato Mundial de Capoeira Maculelê, realizado na cidade de Londrina (PR). Avaliados pela técnica, agilidade e destreza corporal, os jaraguaenses do Grupo Muzenza se destacaram e voltaram para casa com um troféu cada do evento, que envolveu cerca de 400 atletas de 16 países.

Com 15 anos de idade, sendo 11 dedicados ao esporte, José Reinaldo Patrício, o Polegar, que é tricampeão Sul-Brasileiro e está em sua 9ª Corda de Graduação foi o grande nome da categoria Infanto-Juvenil ao conquistar o primeiro lugar. Companheiro de treinos e na sua 4ª Corda de Graduação, Iago Barbosa Schulle, o Mano, de 9 anos, praticante da modalidade há quatro temporadas, também teve ótimo desempenho ao garantir a terceira posição no Infantil, categoria na qual ele é o atual detentor do título Sul-Brasileiro.

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Já o professor dos meninos, Jeferson Batista Ramos, o Milico, subiu ao pódio no Absoluto, terminando a competição no terceiro lugar. Com uma caminhada de 22 anos na Capoeira e há 18 deles fazendo parte do Grupo Muzenza, Milico que está na sua 14ª Corda de Graduação não escondeu a satisfação pela conquista pessoal e de seus alunos no Mundial. “Nos preparamos muito para este campeonato e não consigo descrever a satisfação em termos alcançado estes resultados. Trabalhamos em uma cidade onde temos poucos recursos direcionados a capoeira e estou batalhando há muito tempo por este esporte em Jaraguá. Então é uma felicidade ímpar e acho que foi um dos melhores fins de semana da minha vida, podendo realizar um sonho como atleta e professor destes meninos. É tudo reflexo de um trabalho que estamos desenvolvendo no município”, disse.

Busca por patrocinadores

Apesar dos resultados destacados nos últimos anos, os jaraguaenses sofrem com a falta de patrocinadores, impedindo a participação em outras competições importantes. Prova disso, é que entre os dias 23 e 27 de agosto será realizado o Campeonato Mundial do Grupo Muzenza, em Fortaleza (CE), e o município será representado apenas por Polegar, já que Iago ainda não conseguiu os recursos necessários para confirmar sua presença.

Segundo o Professor Milico, os gastos para esta etapa do Mundial giram em torno R$ 1,8 mil, incluindo passagem, inscrição, alimentação e hospedagem. “Queremos levar o Iago para o Mundial, mas por enquanto ele não vai poder ir pela falta de patrocínios. Acredito que a comunidade, empresas e nossos órgãos públicos poderiam estar olhando com carinho um pouco maior para nossos atletas. Mas não desistimos e vamos continuar na procurar destes apoiadores”, declarou. De acordo com ele, a equipe também tem como meta as participações no Campeonato Europeu do Grupo Muzenza e Maculelê do ano que vem, que acontecem na Polônia e Estados Unidos, respectivamente. Quem tiver interesse em apoiar os capoeiristas, basta entrar em contato pelo telefone (47) 99229-1515.

More in Capoeira