
Com um total de 36 gols marcados em treze jogos, uma média de 2,76 por encontro, o 35º Campeonato Varzeano de Jaraguá do Sul teve início na tarde deste sábado, dia 2 de setembro. A bola rolou simultaneamente em sete campos da cidade, onde 26 equipes atuaram nos sete grupos em disputa. Apenas o Internacional Jaraguá não entrou em campo nesta primeira rodada, que foi marcada pela superioridade de alguns times e somente dois empates.
Pela Chave A, no duelo que marcou a abertura oficial do certame, o atual campeão Atlético Independente estreou com uma boa vitória sobre o Levante por 3 a 1, no campo da Arsepum. Antes da bola rolar, a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município, Natália Lúcia Petry, deu o pontapé inicial da competição (foto abaixo), acompanhado pelo coordenador de eventos da SECEL, Marquinhos Ranucci, e representantes das duas equipes. No mesmo grupo, o Santo Antônio/Gartran Logística bateu o Amigos da Bola por 4 a 2, no campo do Estrela, em Nereu Ramos.
Pela Chave B, Meninos de Ouro e Borussia Jaraguá pularam na frente ao vencerem seus jogos. No campo da Vila Lalau, o Borussia fez 3 a 0 no Real, enquanto os Meninos de Ouro derrotaram o Roma/URJ/Duplanet por 1 a 0, no campo do Vitória. Na Chave C, quem largou em vantagem foi a Ponte Preta/Hill Motos, que ganhou do Clube Atlético União – CAU por 1 a 0, no campo do Guarany, e o União Central que levou a melhor sobre o Sevilla ao triunfar por 3 a 1, no campo do Rio Molha.
Na Chave D, o Nacional lidera após vencer o Brandenburg – vice campeão de 2016 -, pelo placar de 1 a 0, no campo do João Pessoa. No outro confronto, o Vitória empatou em casa com o Atlas em 1 a 1. Pela Chave E, a Tecnopan/ABF Mecânica/Verdi & Oelke aparece isolado na ponta ao golear o Valencia/FM Cell por 5 a 0, no João Pessoa. Em partida do mesmo grupo, Atlético Estrada Nova e Sociedade Barra/Estopack Embalagens ficaram no empate em 1 a 1, no Rio Molha.

Maior detentor de títulos do Varzeano, ao lado do Atlético, com sete conquistas, a Kiferro (branco) também começou vencendo (Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!)
Já na Chave F, as equipes do Guarany e Vila Lalau saíram vitoriosos ao superarem Raça e Nereu Ramos/JABS Móveis/Wise Up/Atisa Borrachas, pelos placares de 3 a 0 e 2 a 0, respectivamente. Os embates foram realizados no Estrela e Guarany. Por fim, na Chave G, o único que conta com três integrantes, a Kiferro venceu o Ferreira/Mecânica SS por 2 a 0, na Vila Lalau.
Lembrando que, na primeira fase, os times foram divididos em sete grupos, sendo que seis deles contam com quatro componentes e um com três. Os dois primeiros de cada chave mais os dois melhores terceiros colocados por índice técnico avançam para a fase eliminatória, o famoso mata-mata.
